10 mitos e verdades sobre a cremação

6 minutos para ler

A cremação é um procedimento que existe mundialmente há cerca de 3 milênios. No Brasil, o primeiro crematório chegou há apenas algumas décadas, e por isso o assunto ainda desperta muitas polêmicas entre as pessoas. Afinal, tudo o que é novo nos desperta curiosidade e com a cremação não é diferente.

Pensando em deixar o procedimento mais nítido, selecionamos 10 mitos e verdades sobre a cremação. Assim você pode solucionar as suas dúvidas e entender que não há nada de tão estranho assim nele.

Boa leitura!

1. A cremação é mais cara que o sepultamento tradicional

MITO. No Brasil, o valor médio de uma cremação está entre R$ 3 mil e R$ 5 mil reais, dependendo da região. Já os sepultamentos tradicionais podem superar este preço, pois além do serviço é preciso arcar com gastos extras como a compra de terreno no cemitério. Além disso, o sepultamento inclui a manutenção periódica do espaço, mensalidade ou anuidade paga ao cemitério, além de reparos eventuais no túmulo.

Contudo, o preço não é o único fator que deve ser considerado ao decidir entre cremação e sepultamento. Afinal, a escolha é individual para cada família e envolve crenças, valores morais e desejos póstumos da pessoa falecida.

2. Não pode ser realizada em quem possui marca-passo

VERDADE. Não é possível realizar a cremação em pessoas que possuem marca-passo. Isso porque qualquer aparelho que funciona com baterias ou pilhas, ao entrar em contato com o processo de cremação, pode explodir.

Contudo, se o desejo póstumo é a cremação, o serviço funerário pode ajudar. Basta que os familiares solicitem junto à empresa que seja feita a remoção do aparelho antes do processo.

Feito isso, não há mais nenhum impedimento para que seja realizada a cremação.

3. O corpo é inserido diretamente no forno de cremação

MITO. Existem leis que regulamentam o processo de cremação e de acordo com elas, é preciso que o corpo esteja dentro de um receptáculo para ocorrer o procedimento. Sendo assim, é comum que o corpo esteja dentro do caixão em que foi velado. Esse caixão pode ser tanto de madeira, como de papelão. Contudo, no Brasil não é comum utilizar caixões de papelão, portanto é comum que seja de madeira mesmo. Veja quais são as normas para a cremação .

4. A cremação é realizada periodicamente, quando há mais corpos para serem cremados em conjunto

MITO. A cremação é realizada diariamente e dependendo do volume de corpos, mais de uma vez por dia. Isso porque ela é um processo que ocorre de forma individual, ou seja, um corpo de cada vez. De acordo com as leis sobre a cremação no Brasil, é ilegal cremar mais de um corpo em cada procedimento.

5. A cremação é uma prática antiga em diversas culturas

VERDADE. Há diversos registros históricos, sendo os mais antigos datados de 1.000 a.C, os quais revelam que a prática já era tradicional na Grécia. Também há registros datados de 750 a.C na sociedade romana. Em algumas sociedades, a prática da cremação era resguardada aos mais nobres e talvez esse fato influencie no senso comum, que até os dias atuais acredita que a prática é muito cara.

No Japão, a prática passou a ser adotada em 552 d.C, com o surgimento e popularização do budismo. Já os hinduístas acreditam que o fogo é um elemento purificador e desde o surgimento da religião adotam a prática.

6. A igreja católica condena a prática da cremação

MITO. A partir dos anos 1960, a prática da cremação passou a ser aceita pela igreja católica. Por conta da influência do catolicismo no Brasil, o primeiro crematório se instalou no país apenas na década de 1970. Hoje, algumas décadas depois, já existem mais de 100 crematórios no Brasil.

7. Há religiões que se posicionam contrárias à cremação

VERDADE. A cremação deixou de ser contrária ao catolicismo, mas para outras religiões ela não é recomendada. No judaísmo, por exemplo, a prática é desaconselhada, pois não se destrói nada feito pelo Criador. Segundo a crença, o processo de decomposição é importante para a alma, pois ela se separa lentamente do corpo.

Já para os espíritas, também há a concepção de que o corpo se separa lentamente da alma. Mas neste caso a cremação não é desaconselhada. Neste caso, ela precisa ser realizada após 72 horas do falecimento, tempo que a alma leva para deixar o corpo físico.

8. A cremação é agressiva ao meio ambiente

MITO. Toda ação humana tem impactos ao meio ambiente, contudo, a cremação é menos agressiva em relação ao sepultamento. Durante o processo de decomposição, caso ele ocorra em material poroso, os resíduos podem chegar ao solo e à água, contaminando lençóis freáticos, o solo e também o ar.

Já o processo de cremação, hoje, é tecnológico o suficiente para controlar a emissão de CO2 no meio ambiente. Há crematórios, por exemplo, em que o processo de emissão de carbono é bem inferior à queima de um único cigarro.

9. A cremação é um processo bem rápido

MITO. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a cremação acontece rapidamente, ele é um processo bastante demorado. Por mais que pareça simples, cremar um corpo exige uma série de procedimentos.

O forno utilizado para a cremação atinge a temperatura máxima de 850°C. O processo inclui ligar o forno, aguardar até que atinja uma certa temperatura e só depois inserir o corpo. O processo, ao todo, dura cerca de duas horas e meia. É mais demorado do que você imaginava, não é mesmo?

10. É crime transportar cinzas

De acordo com as leis que regulamentam o meio ambiente, as cinzas são consideradas material de descarte. Elas representam um ente querido que se foi, mas isso não impede que sejam transportadas para locais diversos. Diferente dos resíduos do sepultamento, que devem permanecer no cemitério, as cinzas podem ser transportadas para qualquer local.

Isso significa que você pode levar para casa, distribuir entre as pessoas queridas e até mesmo destinar as cinzas em um local especial, como o mar, por exemplo. Diferente dos restos mortais tradicionais, é possível transportar cinzas sem qualquer impedimento legal.

Sabemos que falar sobre assuntos que envolvem a morte é algo delicado para muitas pessoas, mas conhecer mais detalhes do universo póstumo pode te ajudar a lidar com a morte de forma mais natural. E, então, gostou das informações?

Disponível em: Como funciona a indústria da cremação e por que ela prospera no mundo todo. https://oglobo.globo.com/epoca/como-funciona-industria-da-cremacao-por-que-ela-prospera-no-mundo-todo-23280680. Acesso em: 02 de Fevereiro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário