Dia da Saudade: músicas sobre o tema

3 minutos para ler

Quem nunca ouviu uma música e sentiu saudade? Pode ser uma canção que lembra a nossa infância ou alguém que já partiu, seja como for, estamos sempre ouvindo melodias que falam sobre esse sentimento.

Assim, 30 de janeiro é o Dia da Saudade no Brasil, data escolhida para relembrarmos ou nos aproximarmos daqueles que sentimos falta no nosso dia a dia.

Dessa forma, a saudade é usada como inspiração para diversos poemas e melodias. Então, separamos algumas músicas que falam sobre esse sentimento. Confira!

1. Chega de saudade – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Apesar da composição ser de 1956, “Chega de saudade” continua sendo uma das músicas nacionais mais ouvidas em momentos de melancolia ou saudade.

Essa canção foi gravada por diversos artistas, porém, se tornou mais conhecida na versão de João Gilberto. Além disso, quando gravada em sua voz, acabou sendo estabelecida como um marco fundador da Bossa Nova.

2. Saudade da minha terra – Goiá e Belmonte

É notório que a saudade pode estar não apenas relacionada a entes queridos que já se foram, mas também de lugares e memórias.

Dessa forma, “Saudade da minha terra”, por exemplo, surgiu quando Goiá caminhava pelas ruas de São Paulo. Nesse momento, o autor observava enormes prédios, mas em seu pensamento só queria voltar para casa. 

3. Ainda ontem chorei de saudade – Moacyr Franco

Outra música muito conhecida é “Ainda ontem chorei de saudade”. Essa canção é considerada uma das maiores músicas do sertanejo “raiz”. Ela foi composta por Moacyr Franco e gravada pela primeira vez por João Mineiro e Marciano.

Na música, é possível ver que a pessoa sofre de saudade por alguém que já não está em sua vida e, sempre que lê a carta, chora por não saber como lidar com a falta desse amor.

4. Saudade da Bahia – Dorival Caymmi

Lançada por Dorival Caymmi, “Saudade da Bahia” já tinha sido composta há mais de 10 anos. O livro “A Canção no Tempo” conta com um relato do compositor.

“Eu estava em um bar, sozinho, próximo a minha residência no Leblon, infeliz com a agitação da cidade, quando surgiu uma ideia.” 

Assim, o compositor fala que escreveu a canção para guardar para si, pois sentia muita falta do seu lugar de origem.

Em conclusão, a saudade é um sentimento tão forte que pode ser expressada nas canções mais belas. E você, tem alguma música preferida sobre a saudade?

Disponível em: No Dia da Saudade, veja músicas que celebram o tema. https://www.bemparana.com.br/noticia/no-dia-da-saudade-veja-musicas-que-celebram-o-tema; Disponível em: 30 de janeiro de 2023.

Posts relacionados

Deixe um comentário