Finados: um dia para homenagear quem partiu

3 minutos para ler

Todos os anos, no mês de novembro, o dia 2 é reservado para relembrar e homenagear quem nos deixou.

O Dia de Finados, também conhecido em outros lugares como Dia dos Mortos, é uma data estabelecida originalmente pelo Vaticano há mais de mil anos, durante meados dos séculos X e XI.

Continue a leitura e saiba mais sobre o dia de Finados para homenagear quem partiu. Confira!

O que é o Dia de Finados?

Inicialmente, o Dia de Finados era conhecido como “Dia de todas as almas”. As cerimônias, que antes eram realizadas 3 dias após o falecimento do familiar, passaram a ser realizadas no aniversário de morte.

Assim, o abade Odilo de Cluny estabeleceu o dia 2 de Novembro como Dia de Finados, e a data passou a ser celebrada universalmente apenas no século XX. 

A partir de 1915, o papa da época permitiu que fossem celebradas missas pelos mortos, nos motes da Igreja Católica.

O cristianismo católico, no entanto, se mistura à cultura pré-colombiana. É o caso, por exemplo, da cultura mexicana. 

Contudo, no México, o Dia dos Mortos (ou Día de Los Muertos) faz parte da cultura nacional, com celebrações espalhadas pelo país.

As diferentes celebrações de Finados

No Brasil, é comum que as cerimônias religiosas, em geral, sejam voltadas a relembrar a brevidade da vida e lamentar pelos que se foram. 

As manifestações costumam envolver missas e cultos, além da entrega de flores nos túmulos dos entes falecidos.

No Japão, a data é comemorada no dia 15 de agosto, e os japoneses homenageiam seus ancestrais através de danças, comidas especialmente preparadas para a data, além de visitar as casas que pertenciam a esses familiares que se foram. 

A crença é de que os mortos retornam em uma visita no dia de finados. A cultura do México também comemora o Dia dos Mortos de maneira a celebrar a vida, com comida, muitas flores, cores e caveiras de açúcar. 

Com isso, as casas são decoradas e os altares são preparados para receber a visita dos mortos, que para os mexicanos, retornam no Día de Los Muertos.

A origem do feriado de Finados no Brasil

O Dia de Finados sempre foi celebrado no Brasil, um país cuja religião mais popular sempre foi o cristianismo em suas mais diversas formas.

Entretanto, o feriado de Finados somente foi instituído a partir de 2002, pela Lei 10.607, sancionada pelo presidente da época, Fernando Henrique Cardoso.

Relembrar os que se foram e celebrar a vida que tiveram faz parte de muitas culturas, e no Brasil, a folga no Dia de Finados permite que mais pessoas consigam um momento de introspecção e homenagens aos que se foram.

Definitivamente, a perda de um familiar ou amigo é uma data difícil. Por isso, o luto precisa ser vivido de maneira plena para que a dor dê espaço ao saudosismo e às boas lembranças. 

Afinal, a saudade faz parte dos que ficam, assim como as homenagens aos que dignamente seguiram ao nosso lado durante o período que lhes coube.

Para saber mais sobre outros assuntos, acesse o nosso blog.


Disponível em: 02 de Novembro – Dia de Finados https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm. Acesso em: 04 de novembro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário