Quanto tempo dura entre a morte e a cremação?

4 minutos para ler

A cremação é o processo de fazer com que um corpo vire cinzas, sendo usada desde a antiga Grécia. Atualmente, é uma alternativa ao enterro, e vem ganhando cada vez mais adeptos. Após a cremação, as cinzas são colocadas em uma urna funerária e entregues à família.

Os lugares que ocorrem as cremações se chamam crematórios e eles precisam cumprir protocolos rigorosos para que seu funcionamento seja permitido, sendo um processo que é feito apenas por profissionais capacitados na área.

Ao tomar uma decisão de como você quer que lidem com seu corpo após a morte ou ao decidir o que fazer com o corpo de um ente querido, é importante conhecer as alternativas para poder tomar sua decisão com assertividade. Vamos falar sobre o processo de cremação, quanto tempo dura entre a morte e a cremação, e o que acontece após a cremação.

O processo de cremação

O processo de cremação é regulado pela legislação brasileira. É proibido por lei cremar mais de uma pessoa por vez, além de não ter espaço para tal em um forno crematório.

A cremação ocorre no forno de cremação, que pode alcançar a temperatura de 1800ºC, sendo que sua temperatura varia, no seu ponto mais baixo atinge o mínimo de 1400ºC. O processo de um corpo de tamanho médio pode durar entre duas e três horas.

A cremação é uma das formas mais ecológicas entre os destinos dos corpos, pois a fumaça que é exalada pela chaminé durante a cremação não possui cheiro, cor, nem agentes poluentes, emitindo somente água e gás carbônico.

Além de que diferente do enterro, que necessita de um terreno onde o corpo pode ficar até dois anos em composição, a cremação é um processo rápido que não requer muito espaço físico.

Quanto tempo dura entre a morte e a cremação?

Como pré-requisito da cremação, é necessária a certidão de óbito do falecido com a permissão de um médico legista, além da vontade documentada do falecido ou a autorização da família próxima.

É obrigatório por lei esperar no mínimo 24 horas antes de cremar um corpo, em alguns estados 48 horas, principalmente em casos de morte violenta. Antes desse período, se for opção da família, pode ser realizado um velório.

Esse tempo de espera obrigatório se dá por conta de não ser possível identificar a causa da morte após a cremação, além de ser um processo irreversível.

Após a cremação

Após o processo de cremação, as partes restantes como roupas, pedaços de metais e articulações do quadril são separados das cinzas. Essa separação pode ser feita com um ímã forte para objetos metálicos que são pequenos. Os restos das cinzas podem ser queimados de novo ou triturados para formar cinzas finas.

Uma urna é necessária se houver um serviço memorial ou se os restos forem ser enterrados, embora a lei não exija a utilização de uma urna. O crematório fornece apenas um recipiente de plástico provisório, sendo assim necessário que a família adquira uma urna.

As cinzas podem então serem espalhadas em algum local que o ente querido gostaria, como o mar, em meio a natureza, uma cachoeira etc. Elas podem também ser enterradas ou guardadas, sendo que atualmente há a possibilidade de usar urnas biodegradáveis, onde pode plantar uma árvore no lugar que a urna for enterrada.

Disponível em: Como funciona um crematório? https://super.abril.com.br/historia/como-funciona-um-crematorio/. Acesso em: 07 de Fevereiro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário