O que é a campanha do Setembro Amarelo? Saiba agora.

2 minutos para ler

O Setembro Amarelo é o mês voltado para a campanha de prevenção ao suicídio no mundo inteiro. Essa é uma preocupação mundial e devemos conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Por que o Setembro Amarelo é importante?

Essa campanha tem como objetivo trazer o diálogo e prevenir o suicídio. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto. Os profissionais da saúde apontam que a decisão de encerra a vida poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria dos casos é oriunda da depressão não tratada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos. Porém, temos que ter bastante cautela ao falar sobre esse assunto, pois não falar sobre suicídio pode ter um efeito tão devastador quanto falar de maneira inadequada.

O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu em nossa sociedade.

Como ajudar?

Precisamos deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Incentive-o a procurar ajuda de um profissional. Se possível, acompanhe a pessoa nas consultas. Mantenha sempre o contato. Busque tirar a pessoa de casa para se distrair em atividades que tragam prazer e alegria.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida é reconhecido como Utilidade Pública Federal desde a década de 70. É uma organização sem fins lucrativos que dar apoio emocional a todos que precisam, com foco na prevenção do suicídio. O contato é feito pelo site www.cvv.org.br ou telefone 188.

O CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Disponível em: Setembro amarelo: precisamos falar sobre a saúde mental. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/setembro-amarelo-precisamos-falar-sobre-a-saude-mental. Acesso em: 19  de Setembro de 2018

Posts relacionados

Deixe um comentário