Você tem falado sobre os seus sentimentos? Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas respondem “Não”. O sofrimento psíquico é visto muitas vezes como fraqueza e motivo de vergonha pela sociedade. Sofrer em silêncio é a pior maneira de lidar com os sentimentos, pois a cada dia que você reprime o que está sentindo, é mais um dia de conflito interno, angustia e ansiedade.
A dificuldade em expressar o que sente por meio de palavras é mais comum do que imaginamos. Existem diversos fatores pelos quais o individuo inibe seus sentimentos, desde a timidez ao medo de ser rejeitado ou ridicularizado, por exemplo. A pressão social para nos manter “frios” e estáveis emocionalmente é cada vez maior, fazendo com que as pessoas usem uma máscara que cobrem o que estão passando. O pior resultado dessa omissão é a depressão e muitas vezes, infelizmente, o suicídio.
O hábito de falar dos sentimentos deve ser ensinado desde a infância para que não nos prejudique no futuro. Não veja isso como fraqueza, é necessário colocar tudo pra fora e se libertar dessa angustia. Falar é a melhor forma de cuidar de você mesmo. Quando não desabafamos, ficamos expostos a várias divergências, tais como:
– Frustação;
– Estresse;
– Angústia;
– Prejuízos cognitivos, afetivos e sociais;
– Desanimo;
– Irritação;
– Ansiedade;
– Tristeza;
– Sintomas físicos (Insônia, dores no corpo, baixa imunidade, dificuldades em respirar, etc.).
CAUSAS QUE NOS CALAM
1 – Acreditar que as pessoas ao redor vão adivinhar o que você sente
Isso ocorre com a família ou amigos mais próximos. Mas deixando bem claro, eles nunca vão saber se você não falar pra eles! Apesar de sabermos que os que amamos nos conhecem muito bem, nem sempre nossos sentimentos estão estampados em nosso rosto. Não pense que essas pessoas estão te ignorando, elas apenas não sabem pelo o que você está passando. Então, FALE! Converse com as pessoas que você confia e conte o que está acontecendo com você. Assim, eles poderão te dar apoio e te ajudar a passar por esse momento.
2 – Medo de conflitos
Muitas vezes as pessoas não expressam o que sentem por medo de causar brigas ou desconforto com as demais pessoas, mas é necessário enfrentar esse conflito. Não deixe de falar por medo de achar que irá levar a uma discussão, encare a situação e tenha controle das suas emoções.
3 – Exposição
Muitos acreditam que não precisam se expor e que os outros e devem preservar sua intimidade. No entanto, desabafar é o caminho para a libertação da angustia e para melhorar o seu interior.
4 – Pensamento Negativo
O pensamento negativo nos prejudica em todos os processos de nossa vida. Ao se reprimir por pensar que não há solução para o seu problema, é um pensamento que só atrai tristeza e frustração.
TRATAMENTO COM PSICÓLOGO
Se você não se sente a vontade para falar sobre seus sentimentos com familiares ou amigos, busque ajuda de um psicólogo, pois esse profissional é o indicado para tratar do nosso lado emocional fragilizado ou não, sem criar julgamentos.
Com essa terapia, você se libertará de todo peso que mantem dentro de seu coração e se sentirá mil vezes melhor. O primeiro passo precisar ser o seu para que tudo fique bem. Saiba que estamos aqui para te apoiar em todos os momentos. Indicamos os psicólogos capacitados da Clinipae para te ajudar. Marque sua consulta ligando para: 2757-5656.
Por fim, não se cale, fale! Escolha cuidar da sua saúde emocional que é de grande importância para uma vida feliz e repleta de boas energias.
Disponível em: Para saber conversar é preciso treinar / desenvolver a habilidade social https://www.michelliduje.com.br/2013/10/28/para-saber-conversar-e-preciso-treinar-desenvolver-a-habilidade-social/ Acesso em: 27 de Julho de 2018