Você é ansioso?

3 minutos para ler

Muitas pessoas são ansiosas e nem sempre sabem pelo o que estão passando. Então vamos deixar bem claro o que é ansiedade! Para iniciar nosso bate-papo de hoje, vamos explicar os principais sintomas desse transtorno e como você pode amenizá-los da melhor forma.

A ansiedade é uma emoção comum no ser humano quando passamos por algum problema, estresse, pressão ou decisões difíceis no dia a dia. Mas ela passa a ser um problema de saúde quando se torna excessivamente frequente, o chamado de distúrbio de ansiedade.

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?

É recomendado procurar orientação de um médico quando os seguintes sintomas se tornarem frequentes em sua rotina:

– Medo e preocupação exagerada;

– Constante nervosismo e tensão;

– Falta de concentração;

– Insônia;

– Irritabilidade;

– Agitação nas pernas e braços;

– Descontrole de pensamentos e dificuldades de esquecer o motivo da tensão;

– Ataques de pânico;

– Dor no peito e aumento no batimento cardíaco;

– Tremores;

– Tensão muscular.

TIPOS DE ANSIEDADE

– Transtorno de Ansiedade Generalizada

É quando a ansiedade persiste por um longo período de tempo e prejudica a pessoa a realizar as atividades do dia a dia. O sintoma mais persistente do quadro é a “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”.

– Síndrome do Pânico

É um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo excessivo de que algo ruim aconteça mesmo sem motivo.

– Fobia Social

É caracterizado pelo extremo desconforto e pavor em situações sociais como ambientes novos ou cheios, lugares desconhecidos, encontros sociais, falar em público e situações similares.

– Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Talvez você não saiba, mas o TOC é um distúrbio psíquico de ansiedade que tem como sua principal característica a presença de crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e em alguns casos comportamentos compulsivos e repetitivos. Pacientes que sofrem desse transtorno tem pensamentos involuntários que não conseguem controla-los e nem bloqueá-los.

– Transtorno de estresse pós-traumático

Esse transtorno ocorre quando pessoas são vitimas ou testemunhas de algum ato violento ou situação traumática que contem ameaça de vida. O acontecimento insiste em permanecer nos pensamentos da vítima causando as mesmas sensações que originaram o trauma.

TRATAMENTO

O primeiro passo é procurar um neurologista/psiquiatra para que esse profissional possa prescrever o tratamento adequado para você.

Jamais busque se automedicar e não negligencie sua saúde. Sua vida pode melhorar e voltar ao normal, só depende de você.

Na Clinipae você encontra neurologistas capacitados para te atender e te ajudar no que for preciso. Ligue e marque sua consulta: 21 2757-5656.

Disponível em: Ansiedade https://bvsms.saude.gov.br/ansiedade/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20ansiedade%3F,qualquer%20contexto%20de%20perigo%2C%20etc. Acesso em: 05 de Julho de 2018

Posts relacionados

2 thoughts on “Você é ansioso?

Deixe um comentário