Precisamos falar sobre suicídio

3 minutos para ler

*Não leia esse texto caso esse tema seja um gatilho para você.*

Às vezes vemos no noticiário ou perdemos pessoas que decidiram dar um fim em sua própria vida e ficamos com aquela pergunta na cabeça “porquê?”, “Ela/ele era tão bonita(o)”, “Era uma pessoa alegre”, mas o real motivo ninguém sabia.

Lamentavelmente, o índice de mortes por suicídio no Brasil aumentou drasticamente nos últimos anos, os jovens e idosos são os mais acometidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o índice de morte voluntária por homens é maior que por mulheres, chegando ao triplo em países desenvolvidos. Porém, o sexo feminino possui o número maior de tentativas de suicídio. A diferença é que os métodos utilizados por homens são mais letais do que as mulheres, por exemplo: enforcamento e arma de fogo. Estima-se que pessoas do sexo feminino tentem se matar duas vezes mais que o sexo masculino.

O psiquiatra Humberto Corrêa, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps), recomenda a parentes e amigos que fiquem atentos a alguns sinais indicativos de adoecimento mental, como depressão. Há alguns sintomas que podem deixar você alerta a essa situação e procurar ajuda.

DEPRESSÃO

De acordo com estudos, cerca de 96% das pessoas que cometem suicídio foram diagnosticados com depressão. Essa é uma doença difícil de superar e que precisa de muito apoio de familiares, amigos e um profissional da saúde.

SOLIDÃO

O isolamento é um sinal que algo está errado e precisa ser tratado. Alguém com pensamento suicida não sabe lidar com seus sentimentos, não vê graça em nada e busca ficar sozinho todo o tempo.

TRISTEZA PROFUNDA

Mostrar tristeza frequente é um sintoma de depressão que quando não tratado é uma das principais causas de suicídio.

DESPEDIDAS

 A pessoa procurasse despedir das pessoas que são importantes para ela. É comum buscar amigos e parentes que foram relevantes em algum momento de suas vidas.

AMEAÇAS

Em algum momento, pessoas que não querem viver mais vão informar a alguém que quer cometer suicídio. Em muitos casos esse informação não é levada a serio e é vista como uma forma de chamar atenção. Caso isso aconteça com você, ACREDITE no que a pessoa esta falando e ofereça ajuda.

COMO AJUDAR?

O primeiro passo é demonstrar amor, carinho, empatia e estar aberto a entender os sentimentos e pensamentos que a pessoa está tendo. Procure sempre mostrar que essa pessoa é importante para você.

É essencial buscar um profissional da saúde como um psiquiatra e psicólogo qualificado para ajuda-lo a superar esse momento. Um grupo de ajuda que superou essa fase também é indicado para que a pessoa veja que há outras soluções a serem tomadas.

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida ligando para o número 188 disponível 24 horas por dia. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip. Acesse: https://www.cvv.org.br/ .

Disponível em: CVV https://www.cvv.org.br/ Acesso em: 28 de Junho de 2018

Posts relacionados

Deixe um comentário