O que podemos fazer para superar a tristeza?

2 minutos para ler

Nós seres humanos somos repletos de sentimentos a todo o momento e uma delas é a tristeza. Sentir-se triste de vez em quando é normal, mas quando esse sentimento passa a ser constante e diário, é hora de se preocupar e trabalhar para que isso mude.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de tristeza profunda. Uma pessoa triste perde o ânimo de viver, não tem interesse por nada, se afasta das pessoas queridas, não persiste em seus sonhos e não enxergam um futuro promissor.

A tristeza profunda é um sintoma de depressão, normalmente derivada de alguma perda, trauma, baixa autoestima, desânimo e outros fatores. Se você está passando por isso, saiba que é preciso procurar ajuda.

Listamos 5 maneiras para te ajudar a superar a tristeza:

1 – Procure ajuda profissional. Um psicólogo é indicado nesses momentos;

2 – Busque o autoconhecimento e encontre o motivo pelo qual esse sentimento é persistente. Esse passo é essencial para que a terapia com o psicólogo seja bem sucedida;

3 – Aceite que a tristeza é um sentimento comum e que ser feliz é possível;

4 – Esteja rodeado por pessoas queridas e afaste-se de pessoas tóxicas;

5 – Pratique atividades que lhe trazem alegria e prazer.

Quando perdemos alguém importante, vivenciamos o luto e com ele, a tristeza faz morada em nossos corações. Procurar locais e empresas que prestem um serviço funerário que garantam a dignidade e respeito ao momento que você está vivendo, é de grande importância para não piorar o quadro de tristeza familiar. Pode não parecer, mas poder contar com alguém que consiga manter a frieza e o discernimento nessa hora, é fundamental para que os sentimentos ruins não piorem.

A iniciativa para melhorar e ser feliz começa de dentro de você. Ame-se, mude o que não te agrada e siga em frente. Deixe a tristeza pra trás e lembre-se que dias melhores virão assim que você decidir dar o primeiro passo para a felicidade.

Disponível em: Tristeza Profunda: Como ter uma vida mais feliz e saudável? https://blog.psicologiaviva.com.br/tristeza-profunda/. Acesso em: 10 de Maio de 2018

Posts relacionados

Um comentário em “O que podemos fazer para superar a tristeza?

Deixe um comentário