As 5 fases do luto

3 minutos para ler

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto”]

Quando perdemos alguém que amamos, enfrentamos um momento avassalador em nossas vidas: o luto. Esse período leva um tempo diferente e indeterminado para cada pessoa. A psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross em um de seus estudos, descreveu cinco fases do processo de luto. Conheça essas fases e saiba como identificar:

Negação – Esse momento é marcado pela resistência em acreditar que o fato realmente aconteceu e até mesmo falar sobre o assunto. A dor é inexplicável e há uma grande dificuldade em lidar com a perspectiva de um futuro sem a pessoa.

Raiva – Nessa fase, a pessoa percebe que a perda realmente aconteceu e que não é possível reverter a situação. A tendência é que a dificuldade em se conformar seja canalizada em raiva.

Negociação – Para aliviar a dor, a pessoa começa a fantasiar a ideia de reverter aquela situação. Essa negociação acontece na cabeça da própria pessoa e, muitas vezes, é voltada para questões religiosas.

Depressão – Normalmente é a fase mais longa do processo de luto, e é caracterizada por um sofrimento maior. É marcada por uma sensação de impotência, melancolia, culpa, ansiedade, crises de choro, desânimo e desesperança. Entre outros fatores, também é comum que a pessoa tenda a se isolar por um período indeterminado.

Aceitação – Ao passar pelas quatro fases do luto, finalmente a pessoa chega a fase de aceitação e começa a ter uma visão mais clara e realista do que está acontecendo e aceita a perda do seu ente querido. A angústia e tristeza dão lugar a tranquilidade e a uma saudade sem dor.

Agora que você já conhece as cinco fases do luto, ajude quem está passando por esse momento, dê apoio e seja paciente. Saiba que a fase da aceitação chegará e que, com o tempo, a vida vai se encarregando e tudo vai ficar bem.

[/et_pb_text][et_pb_cta admin_label=”Chamada à Ação” title=”Saiba Mais” button_url=”http://conteudo.riopae.com.br/conversao-osjb” url_new_window=”on” button_text=”Clique Aqui e Saiba Mais” use_background_color=”on” background_color=”#dd9933″ background_layout=”dark” text_orientation=”center” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_button=”off” button_letter_spacing=”0″ button_use_icon=”default” button_icon_placement=”right” button_on_hover=”on” button_letter_spacing_hover=”0″] [/et_pb_cta][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Posts relacionados