As 5 fases do luto

2 minutos para ler

Quando perdemos alguém que amamos, enfrentamos um momento avassalador em nossas vidas: o luto. Esse período leva um tempo diferente e indeterminado para cada pessoa. A psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross em um de seus estudos, descreveu cinco fases do processo de luto. Conheça essas fases e saiba como identificar:

Negação – Esse momento é marcado pela resistência em acreditar que o fato realmente aconteceu e até mesmo falar sobre o assunto. A dor é inexplicável e há uma grande dificuldade em lidar com a perspectiva de um futuro sem a pessoa.

Raiva – Nessa fase, a pessoa percebe que a perda realmente aconteceu e que não é possível reverter a situação. A tendência é que a dificuldade em se conformar seja canalizada em raiva.

Negociação – Para aliviar a dor, a pessoa começa a fantasiar a ideia de reverter aquela situação. Essa negociação acontece na cabeça da própria pessoa e, muitas vezes, é voltada para questões religiosas.

Depressão – Normalmente é a fase mais longa do processo de luto, e é caracterizada por um sofrimento maior. É marcada por uma sensação de impotência, melancolia, culpa, ansiedade, crises de choro, desânimo e desesperança. Entre outros fatores, também é comum que a pessoa tenda a se isolar por um período indeterminado.

Aceitação – Ao passar pelas quatro fases do luto, finalmente a pessoa chega a fase de aceitação e começa a ter uma visão mais clara e realista do que está acontecendo e aceita a perda do seu ente querido. A angústia e tristeza dão lugar a tranquilidade e a uma saudade sem dor.

Agora que você já conhece as cinco fases do luto, ajude quem está passando por esse momento, dê apoio e seja paciente. Saiba que a fase da aceitação chegará e que, com o tempo, a vida vai se encarregando e tudo vai ficar bem.

Disponível em: Fases do Luto: conheça seus estágios e como lidar com a perdahttps://www.vittude.com/blog/cinco-fases-do-luto-como-lidar-com-perdas/ . Acesso em: 02 de Maio de 2018

Posts relacionados