Com o fim do ano, inúmeros sentimentos podem acabar surgindo. Afinal, começamos a fazer uma avaliação das coisas que aconteceram durante os meses.
Apesar de mexer com as nossas emoções, é preciso entender e saber lidar com tudo o que aconteceu e acontecerá – por mais difícil que possa ser.
Sentimentos durante o fim de ano
Durante o fim de ano pode surgir uma sensação de arrependimento, seja pelas coisas que fizemos ou pelas quais acabamos não fazendo. Contudo, tudo o que acontece na vida é aprendizado.
Ou seja, saiba que o arrependimento pode surgir, mas temos um grande aprendizado para o próximo ano: outros 365 dias vêm pela frente onde poderemos melhorar.
Se permita conversar com você mesmo e aceitar tudo o que aconteceu. Pense no que é possível fazer e quais são as escolhas que farão com que você se sinta bem.
Gratidão por tudo o que aconteceu
De fato, muitas coisas acontecem durante o ano. Com isso, um dos sentimentos mais comuns é a gratidão. Devemos ser gratos por tudo o que aconteceu, mesmo que seja difícil.
Aprenda a lidar com os sentimentos que surgirão
Traçar metas para todos os anos é algo muito tradicional. Contudo, a ansiedade de não ter conseguido realizar algo pode nos afetar.
Mas está tudo bem não ter conseguido tudo. Afinal, somos humanos e não temos como abraçar o mundo.
Uma dica é se perdoar por tudo o que você não conseguiu conquistar, mas também se parabenize por tudo o que foi realizado até aqui!
Por isso, deixe a tristeza de lado neste fim de ano e agradeça simplesmente por estar vivo.
Se uma meta não realizada for algo muito importante para você, realoque-a e coloque como algo desejado para o próximo ano. Afinal, são novas oportunidades para escolher novos caminhos.
Alerta vermelho: descanse!
As festas do final do ano são ótimas, mas podem acabar consumindo muito tempo. Além disso, com elas chegam também a sensação de precisar agradar todo mundo e fazer com que tudo dê certo.
Cuidado com esse sentimento! Uma dica muito importante é pensar nas prioridades e se organizar. Faça um cronograma de tudo o que precisa ser feito.
Além disso, mesmo em meio à correria, descanse. Se permita tirar boas horas de sono, fazer tudo aquilo que você gosta e tem prazer em fazer. Não espere mais um fim de ano para investir e cuidar de você.
Afinal, se você estiver muito cansado ou estressado, não conseguirá viver toda a alegria das festas de final de ano – algo que foi planejado com muito carinho.
Leia mais artigos que podem ajudar você!
Disponível em: Entenda os sentimentos que surgem próximo às festas de final de ano. https://grupoodp.com.br/entenda-os-sentimentos-que-surgem-proximo-as-festas-de-final-de-ano. Acesso em: 19 de dezembro de 2022.