Psicologia do Luto: hora de voltar a viver!

6 minutos para ler

O luto é uma emoção difícil de processar e superar. Então, você pode se sentir sobrecarregado, desorientado e perdido. Por isso, lidar com o luto é um processo complexo que requer compreensão e paciência para cuidar.

Este texto aborda a visão geral da psicologia do luto, bem como passos práticos para ajudá-lo a trabalhar através de seu luto e aprender a viver novamente. 

Assim, ele é projetado para ajudá-lo a compreender sua própria experiência de dor, explorar as emoções e pensamentos associados a ela e encontrar maneiras de lidar para seguir em frente.

Contudo, com perspicácia e compaixão, você deverá compreender melhor a dor e, em última instância, encontrar seu caminho de volta para viver uma vida significativa.

Tipos de luto e como eles se manifestam

A morte de um ente querido pode deixá-lo de luto não só pela pessoa, mas também pelas oportunidades e experiências perdidas que você nunca conseguirá compartilhar com ele. 

Por isso, quando alguém próximo a nós morre, podemos também sentir uma sensação de pesar e perda por nossas próprias vidas, do modo como as conhecemos.

Podemos lamentar não apenas a morte de nosso familiar, mas também a perda de nosso papel em sua vida, nosso lugar em seu mundo e os sonhos e aspirações que tínhamos para o futuro.

Sendo assim, o luto não está associado apenas à morte, mas também a outros eventos que mudam a vida e que provocam sentimento de perda. 

Logo, o luto pelo fim de um relacionamento, afastamento de casa, aposentadoria e perda de um emprego pode ser tão difícil e desafiador de processar quanto a própria morte.

Fatores que influenciam o processo de luto

Há muitos fatores que podem afetar o processo de luto e a sua intensidade e duração, e a sua influência está sempre ligada às experiências de vida.

Morte de um ente querido

A morte de um familiar é frequentemente considerada a causa mais comum de luto. Por isso, ela também pode ser acompanhada por sentimentos de culpa e responsabilidade.

Experiências de infância

A morte de um pai ou irmão, abuso, negligência ou experiências de infância ao viver com um pai deprimido ou doente mental pode deixar cicatrizes psicológicas que podem tornar a dor mais desafiadora de processar na vida adulta.

Tipo de personalidade

Alguns tipos de personalidade processam naturalmente as emoções e respondem a situações estressantes de forma mais útil para lidar com o sofrimento.

Gênero

Há diferenças entre homens e mulheres que podem afetar o processo de luto. As mulheres frequentemente respondem a situações estressantes com maiores demonstrações externas de emoção.

Por outro lado, até mesmo por uma expectativa cultural, o luto masculino tende a interiorizar os sentimentos e responder a situações estressantes com sentimentos de tristeza.

Emoções comuns associadas à dor

O luto pode ser uma emoção incrivelmente desafiadora de processar, e é normal sentir uma ampla gama de emoções difíceis durante o processo.

Você pode experimentar algumas ou muitas das seguintes emoções: tristeza, ansiedade, raiva, culpa, solidão, desesperança, sensação de descontrole, aumento da sensibilidade, isolamento, vergonha e uma sensação de sentir-se sobrecarregado.

Tristeza

A tristeza é uma resposta natural à perda, tomando muitas formas. Pode ser um sentimento geral de vazio ou um anseio por algo que nunca será. Além disso, pode tomar a forma de choro ou uma sensação esmagadora de carga emotiva.

Ansiedade

A ansiedade é quase sempre uma emoção desencadeada pela morte de um ente querido, mas também pode resultar de outros tipos de perda, tais como o fim de um relacionamento.

Raiva

A raiva é uma emoção comum que muitas vezes acompanha a dor. Dessa forma, ela pode ser dirigida ao falecido, a uma equipe médica se a pessoa morreu em um hospital, aos médicos ou enfermeiras que os trataram, aos amigos e parentes que estão tentando ajudá-lo, a si mesmo, ou a Deus.

Estratégias práticas para lidar com a dor

Escrever em um diário

A escrita é uma ótima maneira de explorar e processar seus pensamentos e encontrar sentido para o seu sentimento e o que você está vivendo.

Assim, ao escrever em um diário regularmente, é possível processar seu luto e ser honesto consigo mesmo, explorando coisas que você pode ter medo de dividir com os outros.

Junte-se a um grupo de apoio

Falar de seu luto com outras pessoas que sofreram perdas semelhantes pode ser incrivelmente útil para processar o seu próprio luto e encontrar maneiras de curá-lo.

Exercite-se

Atividade física, como caminhada, jardinagem e yoga, tem demonstrado reduzir o estresse e melhorar a saúde mental.

Do mesmo modo, ela ajuda a liberar endorfinas, as quais são produtos químicos em seu cérebro que podem fazer você se sentir mais feliz.

Coma bem

Cuidar de sua saúde pode ajudá-lo a lidar melhor com os desafios do luto. Tenha tempo para comer refeições saudáveis, dormir o suficiente e tente evitar o uso excessivo de álcool e drogas.

Pratique a prudência

O cuidado pode ser uma ferramenta útil para lidar com os desafios do luto. É um tipo de meditação que envolve focalizar sua atenção no momento presente, enquanto deixa de lado outros pensamentos que podem ser preocupantes para você.

Explore atividades de apoio e auto exploração

Durante os momentos de luto, é importante cuidar de si mesmo e concentrar-se em atividades destinadas à sua saúde mental. 

Então, explore atividades que lhe tragam alegria, o ajudem a expressar seus sentimentos e o façam sentir-se fortalecido.

Gostou do texto? Leia sobre mais assuntos em nosso blog!


Disponível em: Como lidar com o luto. https://www.psicologosberrini.com.br/blog/luto-como-lidar/. Acesso em 27 de fevereiro de 2023.

Posts relacionados

Deixe um comentário