Estudo mostra a importância da amizade em tempos difíceis

4 minutos para ler

Em tempos difíceis, enfrentar os desafios da vida pode parecer uma tarefa quase impossível. 

No entanto, estudos recentes desenvolvidos na universidade de Birmingham, pelo psicólogo e professor Ed Diener, têm demonstrado que ter amigos verdadeiros e leais ao nosso lado desempenha um papel fundamental no enfrentamento de adversidades

Portanto, a amizade é uma conexão valiosa que nos fornece apoio emocional, suporte prático e um senso de pertencimento.

Apoio emocional: um ombro amigo

Quando estamos passando por momentos difíceis, é comum sentir-se sobrecarregado emocionalmente. Nesses momentos, os amigos verdadeiros se tornam um valioso recurso. 

O estudo mostrou que o apoio emocional fornecido por amigos próximos pode ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Portanto, a simples presença de alguém disposto a ouvir e entender nossas preocupações e sentimentos pode trazer conforto e alívio. 

Dessa forma, a empatia e o suporte oferecidos pelos amigos podem nos ajudar a encontrar a perspectiva necessária para enfrentar os desafios de frente.

Suporte prático: juntos somos mais fortes

Além do apoio emocional, os amigos também desempenham um papel importante ao oferecer suporte prático em tempos difíceis.

Em situações de crise, como problemas financeiros ou de saúde, os amigos podem estar dispostos a ajudar de várias maneiras.

Dessa forma, um ombro para chorar, fornecer recursos ou até mesmo acompanhar a pessoa a consultas médicas ou trâmites burocráticos fazem toda a diferença. 

Portanto, a divisão de tarefas e a cooperação entre amigos podem tornar os desafios mais gerenciáveis, pois juntos somos mais fortes.

Senso de pertencimento e comunidade

Outro aspecto importante destacado pelo estudo é o senso de pertencimento e comunidade que a amizade proporciona em tempos difíceis. 

Sentir-se parte de um grupo de amigos que se preocupa e se importa genuinamente com nosso bem-estar pode trazer uma sensação reconfortante de pertencer a algo maior do que nós mesmos.

A sensação de pertencimento está ligada ao bem-estar emocional e pode ajudar a combater a solidão e o isolamento, tão comuns em momentos de dificuldade. 

Assim, através de atividades compartilhadas e do apoio mútuo, a amizade fortalece a sensação de comunidade, lembrando-nos de que não estamos sozinhos em nossas lutas.

Promovendo a saúde mental

A amizade tem um impacto significativo em nossa saúde mental. O estudo demonstrou que pessoas com redes de apoio social mais fortes tendem a ter melhores níveis de saúde mental e menor probabilidade de desenvolver problemas como ansiedade e depressão.

Assim, os amigos podem nos ajudar a manter a perspectiva positiva, encorajando-nos a cuidar de nós mesmos, buscar ajuda profissional quando necessário e até mesmo nos motivando a adotar hábitos saudáveis, como exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. 

Com isso, ter amigos que nos apoiam e nos incentivam a cuidar de nossa saúde mental é um fator protetor essencial em tempos difíceis.

Por tudo isso, em tempos difíceis, a amizade desempenha um papel vital em nossa capacidade de enfrentar adversidades. 

Dessa forma, através do apoio emocional, do suporte prático e do senso de pertencimento que a amizade proporciona, somos capazes de encontrar força e resiliência. 

Valorizando e nutrindo essas conexões, estamos construindo redes de apoio sólidas que nos ajudam a enfrentar os desafios da vida com mais confiança e esperança.

Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/o-poder-das-amizades-na-vida-de-uma-pessoa. Acesso em: 19 de julho de 2023.

Posts relacionados

Deixe um comentário