Memórias Afetivas: um misto de sentimentos complexos

3 minutos para ler

Tudo que vivemos se transforma em memórias afetivas e faz parte da nossa vida a todo instante, seja na lembrança da comida feita pela avó, uma brincadeira da infância ou o perfume que lembra alguém especial.

Os seres humanos se constroem a partir dos afetos e por eles conseguimos estabelecer os nossos sentimentos mais complexos. 

Até porque, viver em um ambiente sem relacionamentos, experiências e trocas emocionais seria bem chato, não é mesmo?

Desde muito pequenos nós nos formamos a partir daquilo que aprendemos e sentimos, e todos esses sentimentos ficam guardados em nossas memórias afetivas.

Entenda mais a seguir:

O que são memórias afetivas?

As memórias afetivas funcionam como tudo aquilo que temos ao recordar alguma coisa, seja boa ou ruim, de forma proposital ou não.

É comum recordamos de algo ao ver um desenho, uma imagem, ao sentir um perfume, ouvir uma música e muito mais. 

Nem sempre essas memórias podem trazer recordações boas. Podemos, por exemplo, lembrar a morte de uma pessoa especial e nem sempre vamos conseguir traduzir os sentimentos em palavras.

Em alguma fase da sua vida com certeza você já teve o desejo de voltar para o passado e se imaginar vivendo novamente com algumas pessoas, brincando na infância, entre amigos ou com sua família, não é mesmo?

Isso é comum, são as memórias afetivas que fazem parte da nossa vida construindo nossos sentimentos e nos fazendo viver bem.

Como expressar essas memórias?

As memórias podem ser representadas a partir de determinados sentimentos, bons ou ruins. Essas representações podem ser representadas a partir da afetividade.

O falecimento de uma pessoa querida pode trazer muita tristeza, dor, lágrimas, desespero e saudades eternas, mas existem maneiras de amenizar esses sofrimentos e guardar memórias afetivas para sempre.

Você pode se expressar por meio do que você está sentindo e criar homenagens para a pessoa que você perdeu, desenvolvendo um álbum de fotos antigas, escrevendo cartas, textos, poesias e compondo músicas, por exemplo.

Também é possível se expressar através da arte, como pintura, bordados, dança e tudo aquilo que for viável para você no momento. 

Esses são alguns dos recursos excelentes para expressar os sentimentos diante de um luto e criar memórias afetivas.

Isso porque, dessa forma, conseguimos expressar tudo aquilo que se passa no nosso coração e na nossa mente, que muitas das vezes não conseguimos traduzir em palavras, trazendo um significado para essa vivência como uma forma de amenizar o sofrimento.

Assim, você consegue fazer com que a dor fique registrada e seja expressada de forma menos dolorosa e mais compreensível pela sua mente.

Além dessas opções citadas, você também pode desenvolver outras estratégias e recursos para recordar a pessoa que você perdeu e garantir boas lembranças.

Olhe para esse momento com carinho, como se fosse uma grande homenagem para o seu ente querido!

Essas são algumas maneiras de guardar e criar memórias afetivas, e você pode colocá-las em prática para ajudar a cuidar dos seus sentimentos!


Disponível em: Como guardar memórias afetivas do ente querido? https://www.lformolo.com.br/post/Como+guardar+memorias+afetivas+do+ente+querido%3F/9. Acesso em: 31 de outubro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário