Luto na terceira idade: o luto do idoso pela morte do cônjuge

3 minutos para ler

Se tem uma situação muito difícil de lidar, mas que faz parte da vida, é a morte. E se tratando das formas como o idoso lida com esse tema, o assunto parece ser ainda mais complicado.

Isso porque, muitas vezes não escutamos os idosos como deveríamos. Assim, alguns idosos apresentam resistência não só para dialogar sobre o assunto, mesmo com as pessoas mais próximas.

E, com certeza, esse é um ponto que traz bastante preocupação para a família do idoso.

Por isso, resolvemos trazer  uma abordagem para que você saiba sobre como promover o diálogo sobre a morte com os idosos e, principalmente, como servir de apoio em um dos momentos mais dolorosos da vida.

Morte do cônjuge: um luto mais extenso

Conforme as pessoas vão envelhecendo, lidar com o luto pode ser ainda mais difícil. Ainda mais quando essa fase é relacionada a morte do cônjuge.

O luto, onde cada pessoa tem o seu período, pode acabar sendo um processo que dura por mais tempo.

Não é novidade dizer que as perdas trazem sofrimento ao idoso. Com a morte do cônjuge na terceira idade, além da tristeza, podem ocorrer problemas em sua saúde física e prejuízos quanto às convivências sociais.

Por isso, é importante que nessa fase da vida, a família tenha um olhar mais atento quanto à saúde do idoso.

E, a partir desse contexto, conseguir buscar as ajudas necessárias para que a pessoa na terceira idade consiga lidar com o luto da melhor forma.

O que fazer para ajudar o idoso na fase de luto

Em primeiro lugar, o idoso precisa de tempo para estar em dia com as suas emoções. Vale lembrar, que essa é uma etapa importante. 

Após isso, é necessário ajudar a pessoa a se inserir nas atividades do cotidiano.

A paciência é outro requisito importante. O idoso precisa sentir que as pessoas a sua volta estão compreensivas quanto à sua fase de luto

Sendo assim, ele se sentirá mais confiante para se abrir, e também conseguir receber o apoio devido.

Deixar que o idoso enlutado fale sobre seus sentimentos é uma maneira de conceder ajuda. Aliás, uma forma muito eficaz de fazer com que ele consiga amenizar a sua dor.

Então esteja sempre paciente para ouvir quando o idoso começar a expor os seus sofrimentos.

Ajuda terapêutica para o idoso lidar com o luto

Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o luto sozinhas. Por isso, acabam precisando de um suporte. 

Ou seja, a presença de um profissional especializado para ajudar nesse processo de luto pela perda do cônjuge, por exemplo.

A terapia, sem dúvida, é a maneira mais eficiente para conseguir lidar com o luto na terceira idade e o luto do idoso pela morte do cônjuge. 

O psicólogo poderá realizar, através de seus conhecimentos, os melhores tratamentos, a fim de tratar a dificuldade do idoso em lidar com a morte.

Gostou do conteúdo? Leia outras postagens em nosso blog!

Disponível em: Vida e morte: como lidar com o luto na velhice. https://saude.abril.com.br/coluna/chegue-bem/vida-e-morte-como-lidar-com-o-luto-na-velhice/. Acesso em: 24 de outubro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário