Luto patológico: o que é normal sentir no luto? E o que não é?

3 minutos para ler

Perder alguém é uma das maiores dores emocionais que se pode sentir. Algumas pessoas lidam melhor com a morte de um ente querido, outras, no entanto, apresentam desgosto pela vida, desesperam-se e se sentem desamparadas, estão diante do luto patológico.

O que é luto?

O luto, conforme o dicionário, é o profundo pesar causado pela morte de alguém. É um sentimento gerado pelas perdas. Ainda, a palavra luto vem do latim Lucto, que significa sentimento de pesar pela morte.

Apesar de ser um dos sentimentos que mais lida com as emoções, o luto deve ter um estágio normal, mas que passa a se tornar preocupante quando esta perda vira uma doença, aí estamos diante do luto patológico. Neste artigo vamos destacar o que é normal ou não sentir no luto e quando este processo pode estar desajustado e necessitar de ajuda profissional.

Processo de luto: o que é normal sentir?

Quando o luto é adiado, no processo de negação, as reações que deveriam ser imediatas à morte são acionadas mais tarde. Há sensação de desesperança, desmotivação, falta de alegria para viver a vida, a dor passa a fazer parte do interior da pessoa.

O luto deve ter começo, meio e fim, claro, tendo como pico de intensidade a hora em que se perde o ente querido. O normal é que a dor da perda vá diminuindo, até se tornar uma lembrança. Porém, quando esse processo não finaliza, inicia-se o luto patológico.

No processo do luto é comum que as pessoas confundam com uma depressão. Para diferenciar, é preciso destacar que em um quadro depressivo há perda da autoestima e no diagnóstico do luto patológico, isto é preservado. O processo de luto é bem particular, mas alguns fatores são determinantes como:

  • 1. Quem era a pessoa;
  • 2. A natureza da ligação;
  • 3. Forma da morte;
  • 4. Antecedentes históricos;
  • 5. Variáveis de personalidade e,
  • 6. Variáveis sociais.

Além disso, no processo de luto normal, são comuns os seguintes sintomas:

Sentimento – Choque, tristeza, culpa, raiva, solidão, agitação, ansiedade e desamparo;

Sensações físicas – aperto no peito, nó na garganta, boca seca, falta de ar, fraqueza muscular e falta de energia;

Comportamentos – distúrbio de sono, perda ou aumento do apetite, isolamento social, hiperatividade e déficit de memória.

Fique atento: isto não é normal sentir no luto

Geralmente, não é ideal estabelecermos um prazo, mas quando o luto perdura por mais de um ou dois anos, pode ser um sinal para procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Por isso, vamos elencar alguns sintomas do luto patológico:

  • Alucinações com a pessoa falecida;
  • Desejo que a pessoa volte;
  • Perda do interesse por atividades cotidianas;
  • Desânimo constante;
  • Sentimento de solidão intensa.

Quando a pessoa passa a aceitar melhor a perda e volta a suas atividades diárias, passa a ter novamente gosto pela vida, está diante do processo de cura, retoma-se o controle de suas emoções e dos problemas que essa perda ocasionou ao enlutado.

Sabemos que a morte é um processo natural do ciclo da vida, mas se você acha que não está conseguindo lidar com este sentimento de perda de uma pessoa querida, é momento de buscar ajuda. Convidamos você a conhecer os planos da Riopae, ou entre em contato conosco pelo telefone (21) 2757-5656.

Disponível em: Quando o luto se transforma em luto patológico? https://blog.psicologiaviva.com.br/luto-patologico/ Acesso em 21 de Janeiro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário