Por que ter um plano funerário?

4 minutos para ler

Em suma, sabemos que o falecimento de alguém querido pode ser considerado um dos momentos mais difíceis de lidar na vida. São diversas emoções, sentimentos e histórias vivenciadas em lembranças, que muitas vezes tendem a tornar o processo de luto ainda mais complicado.

Contudo, a perda pode ser ainda mais pesarosa quando não há uma preparação para o momento. Os gastos financeiros com o funeral podem ser exorbitantes, já que esses serviços tendem a ser caros. Nesse ponto, podemos perceber a importância de um plano funeral e no que ele é capaz de ajudar nesses momentos delicados.

Quer saber quais são eles? Então, confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

O que é um plano funerário e qual a sua importância?

Antes de tudo, podemos definir que um plano funerário nada mais é do que um conjunto de serviços que são disponibilizados quando um ente querido falece. Isso porque na situação de morte de uma pessoa querida, a organização do processo funerário pode sair do controle, visando aspectos psicológicos e emocionais que as pessoas enfrentam nesses momentos.

Sendo assim, um plano funerário oferece serviços, como por exemplo:

• translado do corpo;
• resolve questões burocráticas relacionadas às documentações em geral;
• taxas municipais;
• espaços destinados a processos de cremação;
• enfeites, equipe cerimonial e coroa de flores;
• maquiagem para a preparação do corpo;
• organização do local indicado para o velório;
• processo de sepultamento em jazigo alugado ou próprio;

Além de todos esses serviços oferecidos acima (que são geralmente os mais comuns), existem outras empresas que também oferecem conforto aos segurados através de outras vantagens, tais como homenagens personalizadas, profissionais especializados para orientar familiares no processo de perda, grupos de apoio, e dentre outros relacionados.

A importância da aquisição de um plano funerário está relacionada, principalmente, ao financeiro das famílias. Isso porque quando um parente falece, as despesas com o funeral são altas, e sem preparo financeiro para arcar com esses custos, o processo de luto pode ser ainda pior para as famílias.

Nesse ponto, podemos entender a devida importância de contratar um plano funerário de confiança, visando que se trata apenas de um valor fixo ao mês, e que oferece diversas vantagens aos segurados.

Diferença entre plano funerário individual e plano familiar?

Como já sabemos, os planos funerários podem ser feitos tanto para a família quanto para um indivíduo específico. Sendo assim, quando o plano é individual, o segurado é somente a pessoa que está contratando o serviço e, por isso, essa modalidade é mais indicada para quem deseja arcar com todas as despesas e evitar que a sua família tenha prejuízos financeiros ou outras burocracias relacionadas ao seu falecimento.

No caso de planos familiares, já é possível incluir cônjuges, filhos e agregados, mediante pagamento extra de taxas. Essa opção de plano, no entanto, oferece amparo aos segurados de maneira muito mais completa. Por esse motivo, é importante avaliar a empresa que se pretende contratar o serviço e conhecer seus principais benefícios.

Conclusão

Conforme vimos, um plano funerário é de suma importância para famílias com idades mais avançadas, ou para indivíduos que se preocupam com sua saúde e não querem oferecer desconfortos financeiros aos parentes ou dependentes.

Nesse quesito, a RIOPAE atua no mercado desde o ano de 2000, ajudando diversas famílias em seus momentos de luto e oferecendo toda a assistência necessária para o enfrentamento desse processo delicado.

Agora que você já sabe o que é um plano funerário e entende os seus principais benefícios, que tal conhecer um pouco mais sobre os planos da RIOPAE? Acesse agora mesmo o site e entre em contato.

Posts relacionados

4 thoughts on “Por que ter um plano funerário?

  1. Olá bom dia
    Eu gostaria de saber valores referentes à um plano funerário para 3 pessoas : sendo 1 adulto 1 adolescente e 1 bebê (1 ano e 3 meses) ?
    E eu tomei conhecimento sobre essa empresa através de um tio do meu marido.

Deixe um comentário