Saúde mental e o caminho para a felicidade

4 minutos para ler

Apesar de todos os problemas e obstáculos que enfrentamos na vida, a busca pela felicidade e uma mente saudável deve ser contínua. Nós precisamos estar com o emocional equilibrado para viver bem. Mesmo que seja difícil deixar de lado os acontecimentos que nos abalam e seguir em frente, é preciso ter muita força de vontade para não levar para o coração as coisas ruins que acontecem.

Você já reparou que quando alguém sorri, você acaba sorrindo também? Foi comprovado por cientistas que a felicidade é contagiante, da mesma maneira que a tristeza e a negatividade também são contagiantes (mesmo que você não acredite nisso).

Às vezes vivemos ao redor de pessoas que só reclamam da vida, nunca estão satisfeitos com nada e sempre há algo errado. Com o passar do tempo, esse baixo astral acaba afetando outras pessoas. Esses indivíduos são chamados de “vampiros emocionais”: eles sugam toda sua energia e te tornam uma pessoa triste, amargurada e de mal com a vida.

Em contrapartida, quando convivemos com pessoas positivas e de bem com a vida, nos tornamos mais alegres e bem humorados. São essas as pessoas que devemos ser e estar sempre por perto.

COMO BUSCAR A FELICIDADE?

– Esteja ao redor de pessoas felizes

Você já ouviu falar que somos feitos de energia? Pois é verdade. Com certeza você já deve ter chegado em algum lugar e não se sentiu bem ou encontrou alguma pessoa que te trouxe mal estar, mas você não sabe porque. Então, esses lugares e pessoas possuíam uma energia negativa e muitas vezes acabam passando isso pra você.

Alegria é contagiante, mas tristeza também é. Procure estar em volta de pessoas positivas, felizes, de bem com a vida e de bom humor. Isso fará que você se sinta mais leve, feliz e sem aquela nuvem negra ao seu redor.

– Pratique a resiliência

Resiliência é a capacidade que temos de nos recuperar dos nossos fracassos e derrotas. Cultive pensamentos positivos, busque forças dentro de você para levantar todos os dias da cama e fazer a escolha de ser feliz e superar todos os problemas.

– Gratidão

Saber agradecer é necessário. Às vezes não ligamos para o simples fato de ter acordado mais um dia ou por ter chegado em casa após um dia longo de trabalho, deixamos de agradecer por estarmos vivos. Seja grato por sua vida e por tudo que tem. Aprecie os pequenos momentos e as coisas simples que a vida nos proporciona. Ao ser grato, você acaba enxergando o mundo com outros olhos, com mais cores sem perceber que a gratidão é um incrível sentimento.

– Valorize as pessoas

Quando estamos tristes sempre tem alguém que pergunta o que esta acontecendo e tenta conversar sobre isso. Mesmo que você ache chato ou irritante, não ignore essas pessoas. Valorize-as por estarem ao seu lado e por oferecerem apoio. Ter amigos e familiares ao seu lado é essencial para superar os problemas.

– Faça o que gosta

Sabe aquele hobbie que você acha bobo? Volte a pratica-lo! Fazer o que te dar prazer é uma grande chave para a felicidade. Busque sempre fazer o que se gosta para que se sinta satisfeito.

– Não guarde rancor

Pratique o perdão. Guardar rancor e tristeza apenas farão que você se sinta pior. Cultive bons sentimentos e desprenda de toda mágoa e rancor que está em seu coração.

Sabemos que a vida não é só feita de alegrias, mas devemos sempre olhar o lado positivo de cada situação para não ficarmos desanimados. Sempre existirão problemas e soluções, mas não devemos nos abater com as pancadas que a vida nos der. Ser feliz é fundamental!

 

LEIA TAMBÉM: A importância do diálogo na família

 

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Felicidade tem efeito na saúde mental e ganha espaço em empresas https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/13-06-2021/felicidade-tem-efeito-na-saude-mental-e-ganha-espaco-em-empresas.html. Acesso em: 04 de Outubro de 2019

Posts relacionados

Um comentário em “Saúde mental e o caminho para a felicidade

Deixe um comentário