Abstinência de Antidepressivo

3 minutos para ler

Os antidepressivos são medicamentos psiquiátricos que agem no sistema nervoso central do cérebro. Esse tipo de remédio é utilizado para tratamento de transtornos mentais como ansiedade, depressão, vícios e etc. Os antidepressivos tem a função de equilibrar as funções eletroquímicas do cérebro e normalizar o fluxo dos neurotransmissores.

O uso de antidepressivo não vicia, pois não causa dependência. Seu uso prescrito por um psiquiatra pode ter resultados excelentes no tratamento desde que utilizado de forma correta e sob acompanhamento medico.

“Existe este mito, porque alguns pacientes, por terem casos muito graves de depressão, precisam manter o uso da medicação por anos. Essa impressão também é gerada pelo fato de que, na venda, os antidepressivos passam pelo mesmo controle de medicamentos que causam dependência”, explica o farmacêutico especialista em medicamentos que atuam no sistema nervoso central, Edmar Miioshi, ao site Gazeta do Povo.

O grande problema da ingestão de medicamentos antidepressivos é o seu uso irregular e sem acompanhamento de um médico. A interrupção abrupta do remédio pode acarretar sintomas terríveis de abstinência e prejudicar ainda mais sua saúde mental. Os sintomas surgem em torno de 24 a 72 horas após a descontinuação do tratamento.

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA DE ANTIDEPRESSIVO:

– Psiquiátricos: ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos;

– Neurológicos e motores: tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia,cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores;

– Gastrintestinais: náuseas, vômitos e alterações do hábito intestinal;

– Somáticos: calafrios, fadiga, letargia, dores musculares e congestão nasal.

A única maneira de aliviar os sintomas de abstinência é retornando ao tratamento indicado pelo psiquiatra. Desta forma, será feito o desmame de maneira correta e sem prejudicar sua saúde.

COMO PARAR DE TOMAR ANTIDEPRESSIVO

Quando o médico achar necessário, os inibidores da recaptação de serotonina serão  ser descontinuados através de um desmame, ou seja, diminuindo progressivamente a dosagem do remédio de acordo com as orientações do psiquiatra.

O numero de pessoas que fazem uso de antidepressivo cresce a cada dia. Essas pessoas devem estar informadas de que os efeitos do remédio podem aparecer até seis semanas de seu uso continuo.. No começo, pode parecer que o medicamento não está funcionando pelo longo período até fazer o efeito esperado no tratamento.

Por isso é importante não parar de tomar o remédio todos os dias. Mesmo antes de seis semanas, a interrupção abrupta do medicamento pode trazer sintomas indesejados.

Da mesma forma que a descontinuação do antidepressivo deve acontecer no período de seis meses a um ano para evitar recaídas precoces e abstinência. O desmame sempre deverá ser feito por prescrição médica.

Jamais se automedique!

LEIA TAMBÉM: Depressão pelos olhos de um depressivo

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Entenda mais sobre a síndrome de abstinência por antidepressivos http://rbp.fmrp.usp.br/entenda-mais-sobre-a-sindrome-de-abstinencia-por-antidepressivos/#:~:text=A%20abstin%C3%AAncia%20pode%20surgir%20entre,de%20coordena%C3%A7%C3%A3o%20motora%2C%20altera%C3%A7%C3%B5es%20de. Acesso em: 10 de Setembro de 2019

Posts relacionados

Um comentário em “Abstinência de Antidepressivo

  1. Bem esclarecedor. Faço uso de antidepressivo já uns 13 anos e não consigo parar! É triste dizer que não sei se vou conseguir parar …..😔😭😭😭😭😭

Deixe um comentário