Antidepressivo vicia?

3 minutos para ler

Os antidepressivos são medicamentos psiquiátricos que agem no sistema nervoso central do cérebro. Esse tipo de remédio é utilizado para tratamento de transtornos mentais como ansiedade, depressão, vícios e etc. Os antidepressivos tem a função de equilibrar as funções eletroquímicas do cérebro e normalizar o fluxo dos neurotransmissores.

Atualmente, muitas pessoas fazem uso de antidepressivo, e muitas vezes interrompem o tratamento por não aguardar o tempo necessário para começar a fazer efeito e diminuir os sintomas. Normalmente, demora cerca de até seis semanas para se mostrar presente.

Um dos problemas que vemos em torno dos antidepressivos é que estão sendo utilizados por qualquer pessoa e prescrito por qualquer médico sem diagnóstico prévio. Os medicamentos antidepressivos devem ser prescritos por apenas um médico psiquiatra após uma avaliação clinica e do histórico do paciente.

ABSTINÊNCIA DE ANTIDEPRESSIVO

Sem mais delongas, o uso de antidepressivo não causa dependência, ou seja, não vicia. A abstinência de antidepressivo é causada pela abrupta descontinuação do medicamento. Surge em torno de 24 a 72 horas após a interrupção do tratamento.

Os inibidores da recaptação de serotonina devem ser descontinuados através de um desmame, ou seja, diminuindo progressivamente a dosagem do remédio prescrito por um médico psiquiatra. “Existe este mito, porque alguns pacientes, por terem casos muito graves de depressão, precisam manter o uso da medicação por anos. Essa impressão também é gerada pelo fato de que, na venda, os antidepressivos passam pelo mesmo controle de medicamentos que causam dependência”, explica o farmacêutico especialista em medicamentos que atuam no sistema nervoso central, Edmar Miioshi, ao site Gazeta do Povo.

Segundo ele, drogas que causam dependência, como os ansiolíticos benzodiazepínicos, agem em neurotransmissores diferentes dos antidepressivos e diminuem a atividade dos neurônios. Estes medicamentos, entre eles o popular Rivotril, são capazes de controlar a ansiedade, induzir o sono e até mesmo colocar a pessoa em estado hipnótico. “Os ansiolíticos não podem ser utilizados por longos períodos, ao contrário do que acontece com os antidepressivos”, continua.

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA DE ANTIDEPRESSIVO:

– Psiquiátricos: ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos;

– Neurológicos e motores: tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia,cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores;

– Gastrintestinais: náuseas, vômitos e alterações do hábito intestinal;

– Somáticos: calafrios, fadiga, letargia, dores musculares e congestão nasal.

A única maneira de aliviar os sintomas de abstinência, é retornando ao tratamento indicado pelo psiquiatra. Desta forma, será feito o desmame de maneira correta e sem prejudicar sua saúde.

Assista ao vídeo do Dr. Drauzio Varela sobre o assunto:

LEIA TAMBÉM: Como controlar uma crise de ansiedade?

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Mitos e verdades sobre antidepressivos https://institutodepsiquiatriapr.com.br/blog/mitos-e-verdades-sobre-antidepressivos/#:~:text=Antidepressivos%20viciam&text=Contudo%2C%20isso%20%C3%A9%20um%20mito,a%20doen%C3%A7a%20ainda%20estava%20ativa. Acesso em: 30 de Agosto de 2019

Posts relacionados

Um comentário em “Antidepressivo vicia?

Deixe um comentário