Estou desmotivado com a vida, e agora?

4 minutos para ler

A geração atual veio com uma forma diferente de encarar os problemas que envolvem o emocional. Antigamente, as pessoas não davam importância para as doenças psicossomáticas e viam isso como “o jeito da pessoa”. Mas hoje em dia sabemos que o jeito estressado e deprimido, por exemplo, tem outro nome. Estar muito desmotivado pode ter como raiz diversos problemas e uma delas pode ser a depressão.

O ciclo da vida é feito de altos e baixos para todo mundo. A falta de motivação é mais comum do que imaginamos. Às vezes, alguém desmotivado pode estar sorrindo do seu lado e você nem imagina como essa pessoa realmente está se sentindo, pois, com o passar do tempo, desenvolvemos a habilidade de disfarçar a tristeza.

Sentir-se desmotivado nos traz diversos sentimentos além da tristeza, como: incertezas, cansaço excessivo, ausência de planos, isolamento social, etc. A falta de motivação pode acabar com o nosso dia a dia e gerar doenças emocionais.

E o que fazer para reverter esse quadro?

ENXERGAR AS COISAS BOAS QUE TEM

Quando estamos pra baixo ou insatisfeitos com algo, não enxergamos as coisas boas que temos em nossa vida, principalmente quando são pequenas coisas. O simples ato de abrir os olhos toda manhã já é algo para ser grato, levantar da cama e ir atrás do que você almeja.

Não foque no que você não tem, mas sim nas coisas que possui. Seja grato.

REGULE AS HORAS DE SONO

Dormir pouco ou mal nos causa um tremendo efeito negativo. O sono é necessário para que o corpo descanse e reponha toda sua energia para o próximo dia.

Quando não dormimos horas suficientes, desenvolvemos alteração de humor, diminuição da memoria e aprendizado, riscos de ter depressão e ansiedade, enfraquecimento do sistema imunológico, inflamações no corpo, atraso no desenvolvimento do corpo e riscos de acidentes devido ao retardo da reação rápida.

AUTOCONHECIMENTO

Se conhecer profundamente é a base de tudo nessa vida. Para tomar novas atitudes e criar motivação, é preciso se conhecer e escolher caminhos que te deem motivação para continuar caminhando por ele.

TIRE UM TEMPO PARA SI MESMO

A rotina da semana pode ser cruel, mas precisamos tirar um tempinho para nós mesmos e fazer coisas que nos trazem paz e tranquilidade. Reserve um dia da semana para ser só seu e aproveite para se desligar do mundo.

LIVRE-SE DO QUE TE DESMOTIVA

Às vezes, o motivo da desmotivação é algo que já não te faz bem ou que você já não sente mais prazer em fazer. Desfaça de relacionamentos, trabalhos, amigos e atividades que não te dão mais motivação e que apenas te fazem mal. Nada feito por obrigação é bom. Viver no piloto automático não é viver, é apenas sobreviver.

INICIE ALGO NOVO E TENHA UM PROPÓSITO

Quando criamos uma lista mental de objetivos para ser alcançados, a motivação de correr atrás é automática. Buscar algo novo e ter um propósito nos faz ter energia e esperança, e no final, a gratificação de ter um objetivo alcançado com sucesso.

PROCURE AJUDA MÉDICA

Se você não consegue identificar o motivo para estar desmotivado e sem energia, é preciso buscar ajuda médica, pois pode ser um caso mais grave oriundo de algum problema de saúde.

Caso seja necessário, procure um médico psiquiatra para identificar a causa da falta de animo para a vida. Como dito no inicio, às vezes, o “jeito da pessoa” pode estar interligado com alguma doença emocional e que pode ter tratamento. Sentir-se desmotivado não é um sentimento que deve ser constante em longo prazo. Se você se sente assim, busque auxílio médico.

Leia também o texto relacionado: Existe depressão sem tristeza?

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Estou totalmente desmotivado, e agora? https://blog.grancursosonline.com.br/estou-totalmente-desmotivado-e-agora/ Acesso em: 25 de Julho de 2019

Posts relacionados