Como expressar seus sentimentos para quem acabou de perder um ente querido

4 minutos para ler

O luto é um momento único para cada pessoa enlutada. É um turbilhão de sentimentos que mexe com todo o organismo da pessoa que está passando por isso. Não se pode mensurar o luto de uma pessoa e nem mesmo o tempo que isso vai durar. Cada individuo passa pelo luto de formas diferentes e em seu próprio tempo.

Perder um ente querido nunca será fácil, mas podemos ajudar a pessoa enlutada a passar por esse momento com apoio e auxiliá-lo para diminuir seu sofrimento. E quando alguém que gostamos perde uma pessoa importante, ficamos sem saber como agir para confortá-lo nesse momento tão difícil.

EMPATIA COM A DOR DO PROXIMO

A primeira coisa a ser feita é ter empatia com a dor do próximo. Não podemos imaginar e nem mensurar como o outro está se sentindo após perder alguém que amava. Por isso, nunca julgue o sentimento alheio e nem sua intensidade. A gente nunca sabe como a outra pessoa está mesmo se sentindo por dentro. Apenas respeite.

RESPEITE O MOMENTO DO LUTO

Como já dito, o luto é um momento que cada pessoa passa por ele de formas diferentes. Não fale para o enlutado seguir com a vida, bola pra frente e que a vida continua, pois ele sabe disso. Para que esse momento seja superado é preciso tempo e paciência. Respeite o luto.

DÊ APOIO E ESTEJA PRESENTE

É importante que o enlutado saiba que tem apoio das pessoas ao redor. É preciso estar presente em seu dia a dia, apoiá-lo e conversar. Às vezes, uma conversa vale mais que qualquer coisa.

AJUDE-O NAS TAREFAS DIÁRIAS

O luto tem várias fases e no meio delas, o enlutado pode não ter disposição para fazer as tarefas que costumava fazer, como arrumar a casa ou lavar roupa. Esteja presente, ajude-o a passar por esse momento.

LIGUE OU MANDE MENSAGEM

Mesmo longe, mande uma mensagem de apoio ou ligue para saber como o enlutado está. O isolamento social pode fazer parte do luto, mas é importante que a família e amigos se façam presentes para amenizar a dor dele.

PERGUNTE SE DESEJA COMPANHIA

É importante estar presente, mas também é preciso respeitar o espaço de quem está em luto. Sempre pergunte se a pessoa quer companhia, se deseja sair de casa para respirar um ar fresco e outras atividades. O respeito é essencial!

VOCÊ SABIA QUE O LUTO POSSUI 5 FASES?

Negação – Esse momento é marcado pela resistência em acreditar que o fato realmente aconteceu e até mesmo falar sobre o assunto. A dor é inexplicável e há uma grande dificuldade em lidar com a perspectiva de um futuro sem a pessoa.

Raiva – Nessa fase, a pessoa percebe que a perda realmente aconteceu e que não é possível reverter a situação. A tendência é que a dificuldade em se conformar seja canalizada em raiva.

Negociação – Para aliviar a dor, a pessoa começa a fantasiar a ideia de reverter aquela situação. Essa negociação acontece na cabeça da própria pessoa e, muitas vezes, é voltada para questões religiosas.

Depressão – Normalmente é a fase mais longa do processo de luto, e é caracterizada por um sofrimento maior. É marcada por uma sensação de impotência, melancolia, culpa, ansiedade, crises de choro, desânimo e desesperança. Entre outros fatores, também é comum que a pessoa tenda a se isolar por um período indeterminado.

Aceitação – Ao passar pelas quatro fases do luto, finalmente a pessoa chega a fase de aceitação e começa a ter uma visão mais clara e realista do que está acontecendo e aceita a perda do seu ente querido. A angústia e tristeza dão lugar a tranquilidade e a uma saudade sem dor.

Leia também o texto relacionado: A dor do abandono que a morte nos traz

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: O que dizer quando alguém perde um ente querido. https://palestraparaprofessores.com.br/palestras/como-falar-com-alguem-que-perdeu-um-ente-querido/. Acesso em: 22 de Julho de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário