A importância de ser um doador de órgãos

3 minutos para ler

A doação de órgãos ainda é um assunto pouco comentado, devido ao tabu em torno do fim da vida e as superstições de “antecipar a morte”. Mas é algo que deve ser conversado, pois pode ser uma oportunidade de vida a aqueles que ainda têm a chance de continuar vivendo.

Felizmente ou infelizmente (depende do seu ponto de vista), não sabemos quando iremos morrer e por isso, não podemos afirmar que será após uma longe vida e no final da velhice. Muitas pessoas sofrem de morte precoce e seus órgãos ainda podem estar em perfeito estado. Em vez de descarta-los para a decomposição natural, é possível salvar outras vidas através do transplante de órgão.

No Brasil, não existe um documento oficial para se declarar um doador de órgãos, basta informar aos familiares o desejo de doar após sua morte. A doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Após o falecimento e se os órgãos estiverem saudáveis, é possível doar: rins, fígado, coração, pâncreas, pulmões, tecidos, córnea, pele, ossos, cartilagens, sangue, válvulas cardíacas e medula óssea. Um único ser humano pode salvar muitas vidas.

QUEM ESTÁ APTO A DOAR OS ÓRGÃOS

– Morte cerebral

Ocorre quando o cérebro para de funcionar por alguém motivo médico (acidentes, quedas ou AVC, por exemplo) e o paciente não se recupera.

– Parada Cardíaca, Infarto ou Arritmias

Nesse caso, só poderão ser doados os tecidos (córneas, vasos, peles, ossos e tendões), pois devido a falta de circulação de sangue por algum tempo, os outros órgãos podem ter sido prejudicados.

– Falecimento em casa

Para quem falecer em casa, só poderão ser doadas as córneas até 6h após o falecimento, pois a circulação sanguínea parada pode danificar outros órgãos.

– Anencefalia (bebê com má formação e não possui o cérebro)

Nesse caso, há pouco tempo de vida e todos os órgãos podem ser doados após o falecimento e ser aproveitados por outros bebes.

COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Após a autorização da família, será feito uma cirurgia para a retirada dos órgãos e logo em seguida, o corpo será fechado para que possa ser feito o velório normalmente.

Esses órgãos passarão por exames para verificar as condições de saúde e a compatibilidade para quem pode recebê-los. Estando tudo ok, será realizada a cirurgia de transplante para salvar a vida de quem tanto esperou por esse órgão.

A doação é feita através de uma lista de espera na fila da central de transplantes, tendo como tempo de espera a necessidade de cada paciente.

Caso você queira ser um doador de órgãos, converse com sua família e os deixe cientes de seu desejo.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Doação de órgãos, um ato de generosidade com o próximo https://sp.unifesp.br/epe/desm/noticias/setembro-verde-doacao-orgaos, Acesso em: 27 de Junho de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário