A morte de uma pessoa querida é um momento muito delicado para a família e amigos de quem acabou de partir, e até a hora do funeral há muitos processos por trás para que a dor dos familiares seja amenizada. Um desses processos é a Tanatopraxia. Poucas pessoas tem conhecimento sobre a função de um profissional de tanatopraxia dentro de uma funerária por se tratar de a morte ainda ser um assunto que evitamos falar.
A origem do nome “Tanatopraxia” vem da inspiração no nome do deus da morte, Thánatos, da mitologia grega. Essa prática começou a ser desenvolvida na França, Itália e Estados Unidos na época da Segunda Guerra Mundial e chegou ao Brasil nos anos 80.
O tanatopraxista é o profissional que realiza todos os processos na preparação do corpo para o velório e funeral, para que o corpo fique conservado por todo o momento que a família precisar para a cerimonia de despedida. Esses processos consistem em: higienização e desinfecção do corpo, aplicação de injeções de produtos bactericidas, colocar vestimentas, fazer maquiagem e ornamentar a urna.
No processo de ingestão do bactericida, o sangue é substituído pelo fluído a base de formol, álcool, glicerina e outros componentes. Essa troca é feita através de uma bomba que simula as veias do coração. Essa solução que tem a função de conservar o corpo por determinado tempo até sua decomposição.
Benefícios:
– Colabora cm a higiene pública;
– Restauro na aparência natural do falecido;
– Preservação do processo natural de decomposição;
– Evita o derrame de líquidos e odores;
– Pode alongar o período de velório.
Essa prática vem evoluindo ao longo dos anos, pois o setor funerário percebeu a necessidade de tal profissional para melhorar a qualidade no atendimento ao falecido e seus familiares, preservando a dignidade e a ética em todo o trabalho.
Para se tornar um profissional de tanatopraxia é preciso fazer um curso técnico avançado administrado por entidades regulamentadas em seu país de origem.
Clique aqui e saiba mais!
Disponível em: Qual o principal cuidado da família em relação à tanatopraxia?https://00site.com.br/qual-o-principal-cuidado-da-familia-em-relacao-a-tanatopraxia/. Acesso em: 21 de Junho de 2019