Relacionamentos abusivos: quando o silêncio esconde a dor

4 minutos para ler

Um relacionamento abusivo normalmente não é identificado com tanta facilidade pela vítima. É difícil ter uma visão ampla para aquele que está dentro desse tipo de relacionamento, pois o encantamento projetado em cima da pessoa abusiva faz cegar quem sofre isso na relação. Mas a verdade é que casos de relacionamentos abusivos são mais comuns do que pensamos.

Quando falamos sobre relacionamento abusivo, automaticamente pensamos em um namoro ou casamento, porém, relacionamento abusivo pode ser encontrado em qualquer relacionamento que temos com as pessoas, seja com os pais, com amigos, com colegas de trabalhos, etc. Para ser mais claro, algumas pessoas acabam passando dos limites, independente do vinculo. O relacionamento abusivo é mais comum entre casais hetero ou homossexuais e por isso, vamos falar mais sobre ele.

Os abusos vão de psicológicos a físicos, sendo o psicológico mais difícil de identificar. Tudo começa com amor, carinho, mimos, elogios e por ai vai. A pessoa abusiva começa com os abusos sutilmente, como por exemplo: pedindo para não usar tal roupa. Sendo mais frequente entre homem e mulher.

QUAIS SÃO OS SINAIS?

Podemos identificar inúmeros sinais em um relacionamento abusivo, mas há alguns que nos chama mais atenção, tendo o poder de nos alertar.

– Ciúme excessivo

Claro que ter ciúme é algo normal, desde que seja moderado. O abusador demonstra um ciúme excessivo com a desculpa de que ama demais a mulher. Isso passa ser a justificativa para controlar e manipular.

– Necessidade de se sentir superior

Como disse, no começo tudo são flores e com o passar do tempo o “Você é linda” se torna “Você é feia”, “Você é gorda”, “Ninguém vai te querer desse jeito, só eu”. O abusador sente a necessidade de colocar a vitima pra baixo a todo custo. Para que ele se sinta bem, ela precisa se sentir mal e insegura consigo mesma. E isso também engloba fazer a vitima ser envergonha em publico, com piadas desconfortáveis, por exemplo.

– Mudar seus hábitos

Quem abusa quer ter controle total em cima do outro. Proibir hobbies e coisas que gosta de fazer é típico de um abusador. Coisas simples como sair com os amigos, praticar um esporte e até mesmo seus gostos. Eles tentam mudar quem você é.

– Invasão de privacidade

Convenhamos que todos precisam ter sua privacidade e isso inclui no seu próprio celular. O abusador sempre vai querer ver suas atividades nas redes sociais e ainda exigirá ter acesso as suas senhas para “conferir” suas conversas com outras pessoas. Isso vem através do ciúme excessivo e passa a ser motivo para qualquer briga.

– Obsessão e isolamento

Quem é abusivo sempre vai mexer seus pauzinhos para fazer o parceiro (a) se afastar de outras pessoas, seja amigos ou familiares. A justificativa vai ser algo que “fará sentido” pra você, ou seja, manipulação. O objetivo é que vitima passe a depender somente dele.

-Agressão física

Não importa o que tenha gerado a agressão, o abusador sempre vai dizer que aquilo foi culpa sua, que ele te amo, que você merece isso e, talvez, prometa que nunca mais irá fazer isso (uma mentira deslavada). O psicológico sempre vai ser seu alvo, pois com um emocional abalado, a vítima não vai ter forças para sair desse tipo de relacionamento.

Essa agressão também começa gradualmente com empurrões, puxada de cabelo, beliscos e etc., podendo chegar até mesmo em morte.

OUTROS SINAIS:

– Ameaças;

– Exigir e forçar relações sexuais;

– Chantagem;

– Pegar, roubar ou quebrar itens do outro;

– Controle financeiro;

– Destruição da autoestima;

– Joguinhos emocionais;

– Desprezo pelo sentimento do outro;

– Criticar suas atitudes;

– Falar mal das pessoas próximas a você;

– Privar a mulher de trabalhar fora e de estudar;

– Tratar como empregada;

– Privar da vida social;

– Traição;

– Entre outros.

O QUE FAZER PARA SAIR DE UM RELACIONAMENTO ABUSIVO?

O primeiro passo é respirar fundo e lembrar que o amor próprio é fundamental. Tire forças de dentro de você, mesmo que esteja quebrada, você é capaz de se curar para tomar essa decisão e ser feliz. O medo é um sentimento que você não deve cultivar, pois é dele que o abusador se alimenta.

Se você precisar de ajuda, consulte um psicólogo e busque apoio de pessoas que te querem bem. Para denuncias, ligue 180 ou procure uma delegacia mais próxima.

Você consegue!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Relacionamentos abusivos https://capricho.abril.com.br/comportamento/relacionamento-abusivo-por-que-nao-e-tao-simples-assim-sair-dele/ Acesso em: 17 de Junho de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário