Vida após a morte: o que as 8 religiões mais conhecidas acreditam?

5 minutos para ler

O que acontece após a morte é um mistério para todos nós. De fato, não sabemos realmente o que há após a vida em terra, pois como dizem: ninguém nunca voltou para nos contar.

Mesmo sem respostas, nos apegamos a alguns credos para nos confortar de que não acaba tudo aqui e que há algo mais.

Cada religião tem suas crenças em torno desse assunto e um discurso sobre o lugar para onde iremos. E para cada uma delas, o conceito da vida após a morte é visto de varias maneiras.

Pós-morte no Cristianismo

Para a religião mais comum no Brasil, quando morremos somos separados do corpo, espirito e alma.

O corpo volta para a terra, o espirito vai de encontro à Deus e a alma vai para o céu, onde terá vida eterna ao lado do salvador Jesus Cristo para a vida eterna ou para o purgatório, onde pagará por seus pecados até alcançar o perdão ou para o inferno, onde sua alma sofrerá eternamente.

Pós-morte no Espiritísmo

De acordo com os ensinamentos de Allan Kardec, a vida após a morte é algo simples. A morte só significa o fim daquele corpo que o espírito habitou e um rito de passagem para uma missão daquele espirito que evolui a cada ciclo até chegar em sua reencarnação.

Os espiritas acreditam que uma pessoa boa em vida consegue evoluir tranquilamente. Já as pessoas pecadoras, passarão por outras oportunidades para reparar seus erros através da reencarnação.

Pós-morte no Islamismo

Para os praticantes do Islamismo, quando o corpo morre, seu espirito e alma podem ir para o céu ou para o inferno através do julgamento de Alá. Eles acreditam que as pessoas boas vão  para o paraíso desfrutar de uma vida eterna, 80 mil servos ao seu dispor e 72 mulheres virgens.

Pós-morte no Judaísmo

Os judeus não idealizam um lugar para onde vão após a morte. O judaísmo não procura fazer afirmações sobre aquilo que acontece com a alma após a morte. Eles são livre para acreditar no pós-morte da forma que quiserem, como acreditar na reencarnação ou não acreditar. Os judeus prezam por ter uma vida de boas ações, ética e justiça para que as próximas gerações passem os ensinamentos a diante.

Pós-morte na Umbanda

Os umbandistas acreditam na vida eterna do espírito após a morte do corpo, pois para eles, a morte não é o fim de tudo. O corpo é apenas um meio de transporte para o espírito se manter na condição de encarnados para que o indivíduo possa evoluir espiritualmente.

Quando chega o momento do desencarne, o espírito vai para um lugar que refletirá suas ações em vida na terra. Se a pessoa praticou o bem, irá para um lugar bom. Se a pessoa praticou o mal, irá para um lugar ruim.

 Assim como o espiritismo, os praticantes da Umbanda acreditam que o espirito passa pelos processos de evolução para se tornar melhor. Quando a evolução espiritual é alcançada, o espírito é atraído para Aruanda onde terá o trabalho de auxiliar outros espíritos até o momento da reencarnação caso seja necessário.

Pós-morte no Candomblé

O candomblé não acredita que a morte seja o fim da vida humana, apenas acreditam que a morte é apenas o fim do ciclo no Àiyé (Terra). Eles acreditam que após a morte do corpo físico, o espírito de pessoas que praticaram o bem é encaminhado ao Òrun (céu) e para aqueles que não cumpriram sua missão, são enviados para à Àtúnwa (reencarnação).

Quando uma pessoa falece é realizado o Axexê (ritual fúnebre para iniciados no Candomblé). O espírito é encaminhado para Órun para que futuramente ele possa voltar ao Àiyé. Apesar de algumas religiões acreditarem que o céu é o paraíso para viver, o candomblé considera a terra o melhor lugar para viver.

Pós-morte no Budismo

O Budismo também acredita que a morte do corpo não é o final da vida. Para eles, não existe morte e nem nascimento, mas sim no renascimento.

Quando o ser humano morre, o espírito assume uma nova forma material que tem a finalidade de evoluir, podendo retornar a vida tanto em um ser humano quanto em outros seres vivos.

Pós-morte no Hinduísmo

Para os Hindus, a reencarnação e karma fazem parte do ciclo de vida e morte, ou seja, ciclo de renascimento e nascimento.

Levar uma boa vida pode fazer com que o espírito tenha uma vida melhor na próxima reencarnação. Em casos contrários, as consequências de más ações serão sofridas na próxima vida que pode ser humana ou não.

Cada religião tem sua forma de ver a morte e basta nós respeitarmos as crenças alheias. Mas o que todas têm em comum é o apreço por ser uma pessoa boa na Terra e deixar seus frutos para as próximas gerações, mesmo que não exista nada após a morte.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Vida após a morte https://pt.wikipedia.org/wiki/Vida_ap%C3%B3s_a_morte/ Acesso em: 14 de Junho de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário