Os 7 cemitérios mais famosos do mundo

5 minutos para ler

Você sabia que alguns cemitérios são pontos turísticos? Pois é! Normalmente quando vamos viajar, criamos um roteiro de lugares para visitar na cidade, mas um cemitério passa bem longe dessa programação. Porém, existem cemitérios em todo o mundo que contem histórias valiosas e abrigam os restos mortais de personalidades que foram muito importantes em vida.

Essa prática é chamada de Turismo Cemiterial que tem como foco a visitação do patrimônio artístico e arquitetônico de cemitérios famosos. Alguns cemitérios até foram transformados em cemitérios-museu.

Parece coisa de outro mundo, mas isso está bem próximo a nós, como no Rio de Janeiro e São Paulo. Confira.

Cemitério São João Batista – Rio de Janeiro (Brasil)

O Cemitério São João Batista está localizado em Botafogo no rio de Janeiro. Foi fundado por Dom Pedro II em 1852. Neste cemitério há mais de 60 mil túmulos, entre eles estão: Carmem Miranda, Santo Dumont, Cazuza, Tom Jobim e Clara Nunes.  

São João Batista é considerado uma atração turística carioca e possui turismo guiado por um historiador que conta a historia do local e de seus sepultados. O cemitério é famoso pela quantidade de artistas enterrados no local.

Outra curiosidade desse cemitério aconteceu em 2015 quando se tornou o primeiro cemitério da América Latina a entrar no Google Street View.

Cemitério da Consolação – São Paulo (Brasil)

Fundado em 1858,  o Cemitério da Consolação é o mais antigo da capital paulista ainda em funcionamento. O local é considerado por muitos um museu a céu aberto, devido aos túmulos de personalidades históricas brasileiras como: Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Marquesa de Santos e Conde Francisco Matarazzo.

Também é considerado referencia na arte tumular no Brasil, contando com mais de 300 artes de escultores como Victor Brecheret, Celso Antônio Silveira de Menezes, Nicola Rollo, Luigi Brizzolara,  Galileo Emendabili e do arquiteto Ramos de Azevedo.  É possui participar de visitas guiadas.

Hollywood Forever – Los Angeles (EUA)

Este cemitério é muito conhecido por abrigar os corpos de celebridades americanas como: Dee Dee, Johnny Ramone e o ex-Beatle George Harrison. O cemitério recebe mais visitantes em eventos culturais como o Dia dos Mortos que atrai cerca de 20 mil pessoas todos os anos.

Cemitério de Highgate – Londres (Inglaterra)

Oficialmente chamado de St. James, o Cemitério de Highgate foi fundado em 1839. Está localizado no norte de Londres em meio a arvores, arbustos e flores silvestres, criando um ambiente “assustador”.

Esse cemitério abriga o tumulo do sociólogo Karl Marx, sua esposa e sua suposta amante. Eles foram enterrados em um setor reservado para pessoas banidas da Igreja Anglicana.

O cemitério também abriga catacumbas egípcias e outras celebridades. George Michael é a pessoa mais famosa enterrada em Highgate, porém seu túmulo está em uma área privada e não há acesso para visitantes.

Cemitério de Père Lachaise – Paris (França)

O Cimetière du Père-Lachaise foi fundado em 1804 e até hoje é o maior cemitério de Paris e o mais famoso. Entre os sepultados estão: Jim Morrison (cantor do The Doors), Oscar Wilde (escritor irlandês), Laura Marx (Filha de Karl Marx) e Allan Kardec.

Outras características que levam o publico a visitar esse cemitério são: a belíssima arquitetura dos túmulos e jardins, os famosos sepultados e por conter o Muro dos Federados (onde foram fuzilados 147 dirigentes da Comuna de Paris no dia 28 de maio de 1871).

Cemitério de Zentralfriedhof – Viena (Áustria)

Inaugurado em 1874, e o segundo maior cemitério da Europa e o maior em numero de sepultados (mais de 3 milhões de túmulos). A área do cemitério é tão extensa que disponibilizam uma linha de ônibus para circulação dos visitantes no local.

No cemitério estão os gênios da música clássica Beethoven, Brahms, Franz Schubert e Johann Strauss, fazendo com que o local seja uma das principais atrações turísticas de Viena.

Merry Cemetery – Sapanta (Romênia)

É conhecido como O Cemitério Alegre pelas suas lápides serem coloridas e cm desenhos que descreve como era o falecido em vida. É um cemitério diferenciado que se tornou um museu a céu aberto e virou atração turística mundial.

As lapides passaram a ser pintadas coloridas há 80 anos por um artista local Stan Patraş que também está enterrado lá.

Esses cemitérios são apenas alguns ao redor do mundo que são considerados pontos turísticos. Neles, a história se mantem viva e continua sendo transmitida a cada pessoa que passa por lá. É uma maneira de eternizar os falecidos e quebrar o tabu das crenças que rodeiam os cemitérios.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Conheça os cemitérios mais famosos do mundo. http://turismoeinovacao.com/roteiros/conheca-os-cemiterios-mais-famosos-do-mundo/. Acesso em: 14 de Maio de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário