Algumas pessoas confundem timidez e fobia social por terem significados similares. Muitas pessoas são tímidas, em maior ou menor grau, com pessoas novas e/ou lugares desconhecidos. É normal ficar tímido para falar em público, numa entrevista de emprego e quando conhece a família do namorado, por exemplo. E isso é normal.
Os sintomas podem confundir as pessoas ao redor e até mesmo o paciente., pois a fobia social e timidez têm algumas coisas em comum, mas não são a mesma coisa. Normalmente a timidez causa sintomas leves, enquanto a fobia tem traços extremos que impedem que a pessoa tenha um convívio social saudável.
A fobia social também conhecida como Transtorno da Ansiedade Social, tem diversos impactos na vida de quem o sente. A pessoa tem tendência a evitar se expor a algumas situações sociais, como: festas, reuniões de amigos, falar e comer em público, rir alto, dançar, etc. Normalmente quem tem fobia social costuma pensar que todos em volta está reparando cada movimento que ele faz e pensa que será julgador por isso. Da mesma forma que pensa que notarão seu nervosismo e medo por estar naquela situação, causando um maior estresse emocional.
Os principais sintomas emocionais são: baixa autoestima, isolamento social, nervosismo, irritabilidade, pânico, ansiedade e depressão. Já os sintomas físicos apresentam como: tensão muscular, tremores nas mãos, dores de cabeça, coração acelerado, falta de ar, tontura, insônia e vontade frequente de urinar.
FORMAS DE TRATAMENTO
– Psicoterapia
O tratamento que mais surte efeito positivo atualmente é a Psicoterapia Cognitiva Comportamental. Essa terapia faz com que o paciente reconheça os seus problemas e em seguida, desenvolvem habilidades para resolvê-los e ter um convívio social melhor.
– Medicamentos
Em casos muito extremos, os médicos indicam o tratamento com medicamentos. Os inibidores da recaptação de serotonina são os principais tipos de medicação usados para tratar os sintomas da fobia social.
COMO BUSCAR AJUDA?
Lembre-se que você nunca deve se automedicar. Busque ajuda de um médico psiquiatra para obter um diagnóstico por fobia social ou por alguma outra condição de saúde, e assim, receber o tratamento adequado.
O tratamento para essa fobia costuma ter efeito positivo após um mês de uso do medicamento receitado pelo médico. Em conjunto com o remédio, a psicoterapia cognitiva mostram bons resultados na melhora na qualidade de vida dos pacientes e pode chegar a cura.
Clique aqui e saiba mais!
Disponível em: Fobia social ou timidez na adolescência? Saiba como diferenciar https://hospitalsantamonica.com.br/fobia-social-ou-timidez-na-adolescencia-saiba-como-diferenciar/#:~:text=Pessoas%20t%C3%ADmidas%20t%C3%AAm%20receio%20de,de%20ordem%20f%C3%ADsica%20e%20psicol%C3%B3gica. Acesso em: 25 de Fevereiro de 2019