A importância dos ritos de passagem

2 minutos para ler

 

Durante toda nossa vida passamos por rituais de passagem que marcam o início e/ou final de algo ou alguma coisa, por exemplo, o casamento. Independente de classe social, todos nós temos nossas crenças que nos levam aos ritos de passagem.

Quando dizemos rituais, normalmente pensamos em algo sombrio e tenebroso. Mas na verdade, estamos inseridos em uma sociedade que é rodeada de rituais e processos de mudanças. Uma festa de aniversário que simboliza o fim de mais um ano de vida e o começo de outro; Um chá de panela para quem vai morar sozinho; um casamento quando o casal inicia a vida juntos; e até mesmo o cortejo fúnebre quando chegamos ao final da vida na terra.

Acho que você, assim como eu, não tinha parado para refletir sobre o ato de celebrar passagens. É importante entender que esse tipo de comemoração faz com que enxerguemos a nossa evolução como ser humano. O fim de um ciclo é o começo de outro.

A verdade é que os seres humanos adoram uma festa e que qualquer coisa é motivo para comemorar, até mesmo a tão sonhada sexta-feira. Mas é bom saber que fazer parte de uma sociedade e ter seus próprios costumes de passagem nos traz um sentimento único de pertencer a algum lugar.

Não é diferente quando se trata do tão esperado Réveillon. Nós ficamos empolgados para realizar o ritual de passagem entre um ano velho e o ano novo. Com as nossas festas de ano novo, roupas brancas, fogos de artificio, amigos e familiares reunidos nos trazem a sensação de ter tirado um peso das costas do ano anterior e um frescor de esperanças e novos planos para o ano que se inicia.

 

 

Disponível em: Rito de passagem https://pt.wikipedia.org/wiki/Rito_de_passagem Acesso em: 03 de Janeiro de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário