Depressão juvenil: como identificar os sinais

3 minutos para ler

A depressão na adolescência está se tornando cada vez mais comum. Apesar de os motivos serem diferentes para cada individuo, a consequência da depressão é quase sempre a mesma: abuso de drogas e álcool, isolamento social e suicídio.

As causas dessa doença em jovens podem ser desenvolvidas por várias situações. Os motivos mais comuns são: estresse elevado, perda de alguém querido, fracasso, problemas na família, falta de atenção dos pais, falta de amor e carinho, bullying, frustração, sentimento de rejeição, etc.

Identificar a depressão em adultos é mais fácil, pois eles normalmente se queixam de seus problemas e demonstram mais facilmente os sintomas dessa doença. Porém, nos jovens é mais difícil. Eles tendem a se isolar e a guardar suas emoções e sentimentos.

A suspeita de depressão é indicada pela presença dos 5 ou mais dos seguintes sintomas, frequentemente por mais de 2 semanas.

– Tristeza profunda;

– Alteração de humor;

– Desinteresse pelas maiorias das atividades que costuma fazer;

– Diminuição do apetite, perda ou ganho significativo de peso;

– Insônia ou hipersônia;

– Agitação psicomotora ou apatia;

– Choro frequente;

– Fadiga ou perda de energia;

– Sentimento exagerado de culpa ou de inutilidade;

– Perda considerável da capacidade de concentração e de pensar com clareza;

– Pensamentos frequentes de morte, suicídio ou qualquer tentativa de atentar contra a própria vida;

Esses sintomas nos ajudam a ficar de olho nos nossos jovens, mas só o médico pode dar o diagnóstico com total certeza. Se você identifica esses sintomas em alguma criança ou adolescente, busque ajuda de um profissional. Dê apoio, leve ao médico e deixe bem claro que você está ali para ajudar. É muito importante demonstrar empatia, amor e carinho. Todo ser humanos precisa de apoio, principalmente para combater uma doença que sofre muito preconceito.

Tenha em mente que depressão não é frescura, falta de religiosidade e nem é usado para chamar atenção. As pessoas que sofrem dessa doença estão em tristeza profunda e a beira de um colapso. Seja um porto seguro para essas pessoas. Ajude-os a sair desse buraco e alcançar a superação. Depressão tem cura! Não desista!

Disponível em: Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento  https://zenklub.com.br/blog/para-voce/depressao-na-adolescencia/. Acesso em: 13 de Novembro de 2018

Posts relacionados

Um comentário em “Depressão juvenil: como identificar os sinais

Deixe um comentário