Sepultado ou Cremado: qual é a melhor opção?

2 minutos para ler

Ainda que o assunto seja um tabú, estar preparado para o momento de partida é importante. É difícil pensar em custos para o velório de um ente querido, mas é preciso estar preparado para isso. É ai que entra o papel dos planos funerários para se preocupar com esse momento em seu lugar.

Em alguma parte da vida, já paramos pra pensar em como gostaríamos de ser velado: cremado ou sepultado?

CREMAÇÃO

A cremação é uma forma da decomposição do corpo através de fornos específicos a gás, atingindo mais de 1.000°C. O calor transforma o corpo em pó em poucas horas em vez de anos, como ocorreria na decomposição natural. —

No lugar do caixão, a família recebe uma pequena urna com o resíduo do corpo que se assemelha a grossos grãos de areia. Essa urna pode ser mantida em casa pelos familiares. E muitas vezes, são depositados em locais que o falecido desejava, por exemplo, no mar (apesar de não ser recomendado).

SEPULTAMENTO

O enterro é conhecido como a forma mais comum de “guardar” o corpo sem vida. Existem alguns detalhes relacionados ao enterro dos indivíduos que são feitos de acordo com a cultura e religião dos familiares.

Os túmulos variam de tamanho e forma, e servem como uma forma de homenagem a pessoa que partiu desse mundo. Túmulos de figuras públicas muitas vezes são visitados por fãs, admiradores e até curiosos para prestar sua homenagem.

Algumas famílias possuem jazigos para que todos os parentes sejam enterramos no mesmo lugar. Para quem não possui jazigo, normalmente o corpo é mantido no túmulo por 3 anos, e após isso, é realizado a exumação dos ossos para que aquele túmulo seja reutilizado para outro sepultamento.

QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Essa decisão precisa ser tomada por cada pessoa baseado em como gostaria de ser homenageado após sua partida. Essa escolha deve ser informada aos familiares e amigos para que a vontade do ente querido seja realizada.

Disponível em: Cremar ou enterrar: qual é a opção mais indicada? https://blog.primaveras.com.br/cremar-ou-enterrar/. Acesso em: 17 de Outubro de 2018

Posts relacionados

Deixe um comentário