Longe do cotidiano, perto da dor: Conheça 4 doenças causadas pela solidão

2 minutos para ler

 

Todos nós nos sentimos sós em algum momento da vida, seja um sentimento passageiro ou frequente. O problema está em sentir-se sozinho diariamente. Nesse momento, é hora de perceber que algo está errado.

Quando estamos vivenciando o luto, tendemos a nos isolar socialmente, pois a tristeza é muito grande. Em outros casos, nos sentimos sozinhos mesmo estando em meio a uma multidão.

Alguns cientistas afirmam que algumas doenças são desencadeadas pelo isolamento social. Mas a grande questão é: a solidão que gera as doenças ou são as doenças que nos fazem buscar o isolamento?

De fato, estão interligadas. A solidão nos causa danos físicos e mentais. Tais como:

PRESSÃO ALTA

Pessoas que tendem a se isolar tem maior predisposição de desenvolver pressão alta, pois acabam não cuidando da alimentação, não praticam atividade física e não mantem uma rotina de consultas médicas.

A hipertensão está associada a um maior risco de derrame, ataque do coração, problemas de rim e demência.

ANSIEDADE

Essa é uma doença que afeta a todos nós. A solidão nos deixa ansiosos, nervosos,  estressados e nosso cérebro reage a isso produzindo um nível maior de hormônio cortisol, o hormônio do estresse.

DEPRESSÃO

Essa doença é a maior preocupação dos médicos atualmente. Pessoas que se isolam ou se sentem sozinhas possuem alto nível de desenvolver depressão. Isso tudo é causado pela sensação de vazio, abandono, falta de apoio e convívio social.

DOR MUSCULAR

A dor muscular é causada por toda tensão que o corpo sofre quando a mente não está bem.

COMO COMBATER A SOLIDÃO?

Para evitar que a solidão tome conta de você, busque forças dentre de si para ter a iniciativa de procurar pessoas queridas e retomar o contato. Busque fazer suas atividades preferidas ao ar livre ou um hobbie, por exemplo.

O apoio da  é sempre fundamental para qualquer ser humano sair de uma crise emocional. Assim, as doenças não serão desenvolvidas ou serão amenizadas.

Tenha em mente que tudo pode melhorar, só depende de você!

Disponível em: 8 consequências da solidão para a saúde. https://www.tuasaude.com/consequencias-da-solidao/ Acesso em: 28 de Setembro de 2018

Posts relacionados

Deixe um comentário