5 estratégias de enfrentamento no luto

4 minutos para ler

Em geral, sabemos que o processo de luto é bastante delicado e exige alguns cuidados especiais. Afinal, o luto pode chegar com a perda de um familiar, amigo ou animalzinho de estimação. 

Saber lidar com a perda nesses momentos é fundamental, mas sabemos que não é fácil. Por esse motivo, iremos te mostrar 5 dicas estratégicas eficientes para te ajudar com o processo de luto. Continue lendo!

1. Expresse suas emoções

Antes de tudo, a primeira dica para você enfrentar o luto de maneira eficiente é expressar seus sentimentos. Em outras palavras, a ideia é não deixar nenhuma emoção “guardada na gaveta”.

Muitas pessoas associam o choro a um processo de fraqueza, mas não é bem assim. O choro de luto — provido da angústia, tristeza e sentimento de perda — é uma excelente maneira de aliviar o peito e tornar o fluxo mental menos nocivo.

Portanto, busque expressar suas emoções de diferentes maneiras, não permita apenas preencher-se das emoções causadas pelo luto, mas também falar sobre elas. 

Assim também, expressar-se indica conversar com um grupo de apoio, familiar ou até mesmo um amigo de confiança.

2. Pratique atividades que você gosta

Tão importante quanto expressar suas emoções, é praticar exercícios e atividades que você gosta. Não é de agora que, por questões de saúde mental, a atividade física é altamente recomendada.

Seja uma caminhada na praça, uma corrida na avenida, natação, ou até mesmo um treino de musculação na academia, atividades físicas fazem muito bem.

Além de ser uma prática saudável, enquanto estamos nos exercitando liberamos excelentes hormônios — como é o caso da dopamina e serotonina, que são considerados os “hormônios da felicidade e bem estar”. Portanto, não deixe de praticar atividades físicas, sobretudo, aquelas que você mais gosta!

3. Tenha paciência com o seu processo

Não é incomum ficarmos nos comparando a pessoas que passaram pelo processo de luto e acabaram superando rápido alguma determinada situação. 

Dessa forma, quando percebemos que não estamos nem perto de uma possível melhoria, tendemos a nos achar inferiores e psicologicamente fracos.

Entretanto, essa maneira de pensar não é saudável. Devemos entender que o processo de luto funciona de maneiras diferentes para as pessoas, e o mais importante é entender que essa jornada é sobre você e não sobre o outro.

4. Pratique a meditação

Se você ouviu falar sobre meditação ou acha que trata-se de uma técnica muito difícil, podemos te garantir que, além de ser um exercício bem prático simples, ele te ajuda a acalmar a mente e o coração. 

Em geral, podemos dizer que a meditação nada mais é do que o processo de concentrar-se na própria respiração por alguns minutos.

Com isso, quando focamos nossa atenção em nossa respiração, automaticamente estamos voltados para o presente — eliminando, momentaneamente, resquícios do passado e do futuro em nossa mente.

Quando estamos nesse estado, nosso cérebro entra em harmonia com o momento presente e ameniza os sentimentos negativos, tornando-nos mais leves e mais passíveis de enxergar o momento presente assim como ele é.

Sem contar que, a meditação em si também libera hormônios importantes, como a serotonina e a dopamina. Portanto, encontre um local calmo e medite diariamente pelo tempo que achar necessário.

5. Procure ajuda profissional

Ter o apoio de um psicoterapeuta em seu processo de luto pode ser de suma importância. Afinal, além de podermos desabafar e externalizar emoções, recebemos apoio de um profissional habilitado.

Dessa forma, você consegue passar por esse momento tão delicado com ajuda profissional e todos os cuidados possíveis.

E aí, gostou deste artigo? Então, leia mais aqui!

Disponível em: Estratégias de enfrentamento ao luto: o que posso fazer para diminuir a minha dor? https://informasus.ufscar.br/estrategias-de-enfrentamento-ao-luto-o-que-posso-fazer-para-diminuir-a-minha-dor/. Acesso em: 06 de janeiro de 2023.

Posts relacionados

Deixe um comentário