Rituais Fúnebres: como são os funerais em diferentes culturas

4 minutos para ler

Os rituais fúnebres desempenham um papel essencial na despedida e honra aos entes queridos que partiram. 

Ao redor do mundo, diferentes culturas têm suas próprias tradições e costumes únicos para marcar a passagem da vida para a morte.

Portanto, esses rituais não apenas oferecem conforto aos enlutados, mas também refletem as crenças, os valores e as tradições de cada sociedade. 

Neste texto, exploraremos os funerais em diferentes culturas, destacando suas características distintas.

Funerais no Ocidente

No mundo ocidental, os funerais costumam ser conduzidos de acordo com tradições cristãs ou seculares. Geralmente, ocorrem em uma igreja, capela ou casa funerária, com a presença de um líder religioso ou celebrante. 

Durante a cerimônia, são feitas orações, leituras de passagens bíblicas e discursos em homenagem ao falecido. Então, a família e os amigos podem compartilhar memórias e prestar suas últimas homenagens. 

Em seguida, ocorre o enterro ou a cremação, seguido de um momento de confraternização, onde os participantes podem se reunir para confortar uns aos outros e compartilhar refeições.

Funerais no Oriente Médio

No Oriente Médio, especialmente em países muçulmanos, os funerais seguem tradições islâmicas. Após a morte, o corpo é lavado, envolvido em um tecido branco e colocado em um caixão simples. 

Dessa forma, o funeral geralmente ocorre dentro de 24 horas, seguindo a crença de que a morte deve ser tratada com urgência. 

Durante a cerimônia, o Alcorão é recitado, e os membros da comunidade se reúnem para prestar suas condolências e oferecer orações. 

Então, após a cerimônia, o corpo é enterrado em um cemitério muçulmano, e uma refeição é oferecida aos participantes como um gesto de solidariedade.

Funerais na Ásia

A Ásia é um continente diversificado, com uma rica variedade de rituais fúnebres em diferentes culturas. 

Na China, por exemplo, os funerais tradicionais envolvem uma série de rituais complexos. A família enlutada pode contratar profissionais especializados para coordenar a cerimônia, que pode durar vários dias. 

Durante esse período, são feitos rituais de adoração aos ancestrais, que incluem oferendas de alimentos, queima de incenso e incineração de dinheiro falso como uma forma simbólica de fornecer recursos para o falecido na vida após a morte.

No Japão, os funerais seguem as tradições do budismo. O corpo é cremado e as cinzas são colocadas em uma urna, que é colocada em um altar em casa ou em um templo. Os familiares e amigos visitam o altar para prestar homenagens ao falecido, orar e deixar oferendas.

Uma cerimônia de despedida mais formal, conhecida como “funeral de 49 dias”, é realizada no final desse período. Durante esse tempo, é comum que a família vista roupas pretas e evite atividades festivas.

Dessa forma, as rituais fúnebres em diferentes culturas refletem a diversidade do mundo e a importância de honrar os entes queridos que partiram.

Desde os funerais ocidentais mais formais até os rituais comunitários africanos, cada cultura tem suas próprias maneiras de lidar com a morte e expressar o luto. 

Por isso, esses rituais são vitais para a cura emocional das pessoas enlutadas e fornecem um senso de continuidade cultural.

Portanto, ao compreender e respeitar as tradições fúnebres de diferentes culturas, podemos ampliar nossa visão do mundo e promover a empatia e a compreensão entre as pessoas.

Convidamos você a conhecer a Casa de Luto São João Batista. Com serviços de assistência funeral completos, nossa equipe está pronta para oferecer todo o suporte necessário para lidar com a perda de um ente querido.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/11/conheca-rituais-funebres-inusitados-de-outras-culturas.html. Acesso em: 28 de junho de 2023.

Posts relacionados

Deixe um comentário