Como falar sobre o câncer com as crianças?

3 minutos para ler

Infelizmente, o câncer é uma doença que acomete milhares de pessoas. E além de ser uma doença que pode levar a óbito, deixa o indivíduo bastante debilitado. 

Por isso, falar sobre o assunto nem sempre é fácil. Mas, e quando é necessário conversar com uma criança sobre? 

Independente de quem esteja com a doença, é importante que o pequeno saiba de tudo o que acontece, afinal, ele também faz parte da família e é tão importante quanto um adulto.

Com isso em mente, preparamos algumas dicas que vão auxiliar você no processo. Confira e fique por dentro de como falar sobre o câncer com as crianças.

1. Planeje como e o que dizer

Em qualquer ponto em nossas vidas, estar preparado para aquela ação se torna mais simples e com um resultado melhor. 

Se a intenção é comunicar sobre a doença ou o que pode acontecer devido à doença, o primeiro passo é se preparar para esse ponto.

Nesse sentido, planeje o que irá falar e como vai falar, escolhendo palavras de fácil entendimento e com uma linguagem que a criança irá entender.

Assim, sem que restem dúvidas sobre o assunto, permita que o diálogo seja leve, além de oferecer espaço para dúvidas e perguntas.

2. Escolha o momento certo

Outro ponto importante nesse processo é saber escolher o momento certo. Por isso, opte por uma hora do dia tranquila.

Além de tudo, mantenha o ambiente calmo e tranquilo para que a criança se sinta confortável. 

Por mais que seja um assunto complexo, com essas ações a criança pode se sentir mais aberta para entender a situação e compreender sobre a doença.

3. Se atente às informações

Ainda mais, é importante também ter cuidado com a informação. Como citado acima, falar sobre câncer pode ser considerado um assunto mais “pesado” dependendo da idade da criança.

Desse modo, é necessário pesquisar antes sobre o assunto e conceder apenas as informações necessárias para a sua idade. 

Além disso, alguns desses pequenos são bastante sensíveis, então, o assunto pode desencadear preocupações desnecessárias.

4. Não distorça a verdade

Os responsáveis também devem ter cuidado para não distorcer a verdade, mesmo que seja na intenção de evitar perguntas difíceis e embaraçosas. 

Essa ação pode confundir a criança ou diferenciar as informações.

Por isso, caso a criança faça perguntas que você não possui a resposta, ofereça espaço a ela e diga que também não sabe a resposta, mas que vão descobrir juntos.

5. Observe as reações

Por mais que a criança tenha espaço para perguntas, é comum que esses questionamentos não venham. 

Nesse sentido, é fundamental estar atento às reações caso a criança aparente ter dúvida em relação ao assunto. Logo, auxilie para que seja retirada e respondida.

Em conclusão, falar sobre o câncer não é uma tarefa fácil, e com as crianças não é diferente. 

Afinal, elas precisam todos os dias lidar com sentimentos, que muitas das vezes não compreendem o seu real significado.

Leia outros assuntos importantes aqui.

Disponível em: Como falar sobre o câncer com o meu filho? http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-falar-sobre-o-cancer-com-o-meu-filho/1049/314/. Acesso em: 14 de novembro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário