Meu familiar faleceu, e agora? Saiba o que fazer quando morre alguém da família

4 minutos para ler

Perder um ente querido é uma das experiências mais difíceis e dolorosas que enfrentamos na vida. Por isso, além do luto e da tristeza, há uma série de questões práticas e legais que precisam ser tratadas quando alguém da família falece.

Neste guia, abordaremos os passos que você pode seguir ao lidar com essa situação delicada. Boa leitura!

  1. A primeira reação: Luto e suporte emocional: a notícia da morte de um familiar é avassaladora e desencadeia uma variedade de emoções. É fundamental permitir-se sentir o luto e buscar apoio emocional. Converse com amigos, familiares e, se necessário, considere procurar ajuda profissional, como um psicólogo ou terapeuta, para lidar com o impacto emocional da perda.
  1. Certificado de óbito e declaração do falecimento: o primeiro passo prático é obter o certificado de óbito. Geralmente, isso é emitido pelo hospital ou médico que atendeu o paciente no momento da morte. Esse documento é fundamental para uma série de procedimentos legais e administrativos.
  1. Contate um funeral ou agente funerário: a próxima etapa é contratar uma empresa funerária para iniciar os arranjos do funeral ou cremação. Eles podem orientá-lo sobre as opções disponíveis, como velório, sepultamento ou cremação, e auxiliar na organização das cerimônias de despedida.
  1. Informe parentes, amigos e empregadores: é importante informar parentes, amigos e colegas de trabalho sobre o falecimento, o que pode ser feito por telefone, e-mail, redes sociais ou por meio de um obituário em um jornal local.
  1. Providencie o testamento e assuntos legais: se o falecido tiver um testamento, é importante localizá-lo e tomar as medidas adequadas para a sua execução. Caso não haja um testamento, as leis de sucessão do país ou estado entrarão em vigor. Consultar um advogado especializado em questões de herança pode ajudar a entender melhor os procedimentos legais necessários.
  1. Propriedades e bens: caso o falecido possua propriedades ou bens, será necessário lidar com a transferência de propriedade de acordo com as leis locais, o que pode envolver a venda, transferência para herdeiros ou outros arranjos, dependendo da situação.
  1. Encerramento de contas e serviços: não se esqueça de cancelar ou transferir contas de serviços, como eletricidade, água, telefone e internet, ajudando a evitar cobranças indevidas e simplificar o processo de encerramento de assuntos pendentes.
  1. Lidando com o imobiliário e pertences pessoais: Ordenar e distribuir os pertences pessoais do falecido pode ser um processo emotivo. É aconselhável fazer isso com a participação de outros membros da família, para que todos tenham a oportunidade de escolher lembranças significativas.
  1. Atenção à saúde mental contínua: o processo de lidar com a morte de um familiar não termina com os arranjos funerários. O luto é um processo individual e único, e cada pessoa o vivencia de maneira diferente e em seu próprio tempo. Busque suporte contínuo, seja através de terapia, grupos de apoio ou outras formas de cuidado mental.

Portanto, em momentos de perda, é fundamental lembrar que não está sozinho. Por isso, familiares, amigos, profissionais e recursos estão disponíveis para ajudar a navegar pelos desafios emocionais e práticos associados à morte de um ente querido.

Então, permita-se passar pelo processo de luto e dê os passos necessários para honrar a memória do falecido, enquanto cuida de si mesmo e dos assuntos que precisam ser tratados.

Acesse nosso site e conheça melhor os serviços.

Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/o-que-e-preciso-fazer-quando-um-familiar-morre/

Posts relacionados

Deixe um comentário