Os animais sentem o luto e têm consciência da morte?

4 minutos para ler

Provavelmente você já assistiu algum filme que retrata o sentimento dos animais depois da morte do seu tutor, não é mesmo?

Os animais sentem a perda dos seus donos e passam pelo luto de maneira diferente dos humanos, sentem falta daquela pessoa e também da rotina que tinham antes.

É comum que o comportamento dos animais mude. Alguns deles podem esperar pelos seus donos onde os viram pela última vez e outros podem abandonar o local, se isolar e não querer se alimentar.

Se você quer entender um pouco mais se os animais sentem o luto e têm consciência da morte, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!

Como os animais se sentem depois da perda de alguém?

Como dissemos, os animais podem ter percepções diferentes sobre a morte, e isso reflete no seu comportamento. 

Alguns deles ficam no cemitério, outros na frente dos hospitais e em algum outro local para esperar o seu tutor. Os animais não conseguem se conformar como acontece com os humanos.

Conforme o passar dos anos, é possível que ele esqueça, mas caso alguém fale o nome da pessoa ou tenha algum comportamento que o lembre.

Especialistas afirmam que o sofrimento acontece principalmente pela mudança de rotina que o animal passa a ter. 

É comum que eles tenham rotina enquanto crescem, sabendo a hora de acordar, de dormir, de brincar, pedir comida, ir na rua e muito mais.

Quando essa rotina muda, eles se sentem invadidos e passam a sentir ainda mais falta do antigo dono, fazendo com que a falta daquela pessoa afete o seu comportamento.

Mas, isso não é uma regra. Existem animais que podem agir e outra forma, alguns demonstram mais isso e outros não. 

Os gatos, cachorros e aves são os animais que mais sentem o luto ou a falta de presença do seu antigo tutor na sua rotina.

Como ajudar os animais a lidar com a morte?

Segundo veterinários, existem algumas maneiras com que você pode ajudar o seu animal a lidar melhor com o luto, principalmente a falta do antigo tutor dele.

Uma dessas maneiras é a partir da manutenção da rotina, fazendo tudo o que ele fazia antes como uma forma de ajudá-lo a não se sentir tão triste com a situação.

O ideal é tentar não mudar a rotina do animal, se ele tinha o costume de passear pela tarde, continue fazendo isso. Observe os momentos que ele pede comida e não deixe para depois.

Quando essa rotina não é seguida como antes, o animal passa a sentir ainda mais saudade do seu antigo dono, podendo ficar triste e afetar a sua saúde.

O ideal é tentar seguir os mesmos horários, as mesmas brincadeiras e o mesmo tempo de dedicação que o antigo tutor tinha. 

Os cuidados com os animais podem ser divididos com toda a família, principalmente os que moram mais próximos a eles.

É comum que o animal se aproxime ainda mais de uma pessoa ou de mais de uma depois de perder o seu antigo dono.

Mas nos primeiros dias, não se assuste, ele poderá ficar triste, não querer se alimentar ou brincar.

Contudo, colocando em prática alguns desses cuidados, você pode ajudar o animal a lidar melhor com a morte e a perda do seu tutor.

Acesse o site e confira outros assuntos importantes



Disponível em: Pets e o luto: animais costumam mudar depois que seus tutores morrem. https://www.folhape.com.br/colunistas/folha-pet/pets-e-o-luto-animais-costumam-mudar-depois-que-seus-tutores-morrem/30019/. Acesso em: 18 de outubro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário