Como explicar o câncer de mama para as crianças?

4 minutos para ler

Crianças pequenas, em especial as de 3 a 9 anos, estão aprendendo sobre o mundo, mas ao mesmo tempo não compreendem o motivo de certas coisas acontecerem.

Por essa razão, acabam sofrendo demais com notícias pesadas para sua idade, como um diagnóstico de câncer de mama na família.

Por isso, a tendência da família é protegê-las, evitando que descubram o problema que está presente em suas vidas. No entanto, essa prática é pouco indicada por especialistas da área. 

Isso porque, ainda que não saibam o que está acontecendo, as crianças percebem quando um membro da família está estressado ou deprimido e notam mudanças bruscas de rotina.

Com isso, a honestidade e a segurança precisam ser atributos inegociáveis dentro da relação familiar que está sendo atingida por uma notícia tão difícil quanto a do câncer de mama.

Mas como explicar o câncer de mama para as crianças? Essa é uma das maiores dúvidas das famílias.

Pensando nessa dificuldade, separamos algumas dicas que podem ajudar a resolver essa questão.

Explicando o câncer de mama para crianças de forma descomplicada e humana

Veja bem, as crianças não precisam de informações detalhadas sobre o diagnóstico. 

O melhor caminho para abordar este assunto é usar uma linguagem simples e direta, sempre trazendo as informações com sinceridade para criar um vínculo de confiança.

Planeje o que irá falar

O diagnóstico de câncer de mama tende a deixar todos os membros da família extremamente ansiosos e inúmeras situações passam na mente.

Com isso, para evitar que o assunto fuja do seu controle, assim como a reação da criança que irá escutar, tente planejar previamente o que irá abordar em sua explicação.

Dessa forma, você terá uma estrutura mais confiante e conseguirá conduzir melhor a conversa, a fim de sanar as dúvidas que surgirem após a fala inicial.

Explique o que é o câncer

Não faça da palavra câncer uma palavra proibida em sua residência. 

Após a conversa, ao longo do tempo, outras dúvidas a respeito da doença surgirão na mente da criança, porque é natural da idade que se tenha curiosidade sobre o que conhece.

Crianças entendem mais do que costumamos imaginar, por isso, é importante tratá-las com a capacidade de compreensão que possuem, adaptando os termos do assunto de acordo com a sua idade.

Explique as consequências que o tratamento do câncer causará

O tratamento do câncer é agressivo, logo, mudanças físicas acontecerão gradativamente, em uma velocidade que irá depender do organismo e do tipo de tratamento em questão.

Portanto, prefira abordar os sintomas como forma de tranquilizar os pequenos sobre os efeitos adversos.

Procure explicar que os remédios estão trabalhando arduamente para combater o câncer e, por isso, acabam causando alguns sintomas ruins durante o processo.

Explique que o câncer de mama é uma consequência da vida

Deixe sempre claro que a criança não tem culpa alguma no que está acontecendo. Nessa fase da vida, quando coisas ruins acontecem, é comum nos culparmos.

Também é bom ressaltar para a criança que ela não pegará o câncer, pois não é contagioso. Também é comum, nessa fase, associar doenças à resfriados ou germes.

É claro que a situação varia de família para família e criança para criança, porém, seguir esses passos destacados trará benefícios para a relação de confiança que a família precisará construir.

Entre em nosso site e leia outros assuntos.

Disponível em: Conversando com crianças pequenas sobre o câncer de mama. https://cdm.med.br/conversando-com-criancas-pequenas-sobre-o-cancer-de-mama/. Acesso em: 10 de outubro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário