O luto antecipatório do idoso sobre si mesmo

3 minutos para ler

À medida que envelhecemos, perder amigos e familiares tende a se tornar mais comum, e a vida é constantemente visitada pela morte. 

Em síntese, todas essas perdas geram sofrimento, e na terceira idade, o sentimento de impotência frente à proximidade do fim afeta a saúde física, psicológica e emocional.

Com tudo isso, o idoso também vivencia o luto antecipatório, onde enfrenta todas as fases do luto, porém voltadas a si mesmo. 

Neste caso, a morte que lhe causa sofrimento é a sua própria, o que pode deixar o idoso ainda mais desanimado e deprimido.

Vamos entender mais sobre o luto antecipatório do idoso sobre si mesmo? Boa leitura.

A morte e o envelhecimento

Por vezes, em nosso imaginário, a morte assume a figura do velho e vice-versa, como se a terceira idade implicasse no fim, afinal, envelhecimento e morte parecem caminhar juntos. 

Do mesmo modo, acabamos perseguindo incansavelmente a fonte da juventude em uma tentativa frustrada de evitar o que é a única certeza da vida: a morte.

Frequentemente, as implicações do medo de morrer podem nos atingir violentamente com o passar dos anos, quando as rugas preenchem o rosto e a morte parece ficar mais próxima. 

Além do que, são muitas perdas, físicas e simbólicas, vivenciadas figurativamente pelo idoso.

E todas essas perdas levam o idoso a conceber uma avaliação pessimista da realidade, fragilizando os recursos que construiu ao longo da vida para lidar com essas situações.

Assim, a perspectiva da morte inicia o luto antecipatório do idoso sobre si mesmo.

O que é o luto antecipatório?

O conceito de luto antecipatório é creditado ao psiquiatra alemão Erich Lindemann, após observar as esposas dos soldados durante a Segunda Guerra Mundial.

Posteriormente, o estudo constatou que as mulheres sentiam dificuldade de incluir os maridos em sua vida quando eles retornavam. 

Isso acontecia porque elas já tinham enfrentado o processo de elaboração do luto e, por mais que os maridos não tivessem morrido, a probabilidade de acontecer era alta.

Ao longo dos anos, outros estudos foram desenvolvidos, constatando a presença do luto antecipatório diante da perda iminente

É o caso da morte de um amigo ou familiar, onde a perda nos coloca em contato com nossa própria morte, ainda mais durante a terceira idade.

As perdas comuns ao processo de envelhecimento, bem como as mudanças vivenciadas com o passar dos anos, nos põem em um luto constante e a reflexão sobre o nosso próprio futuro.

Como lidar com o luto antecipatório?

O luto antecipatório do idoso sobre si mesmo deve ser acolhido pela própria pessoa e por aqueles com quem o idoso convive. 

Dessa forma, por mais delicada que seja a situação, associada ou não a uma doença, o luto antecipatório do idoso abre a experiência de enfrentar o luto e aprender com ele. 

Daí a importância de:

  • Manter uma boa comunicação com uma equipe multidisciplinar de saúde;
  • Ter uma rede de apoio funcional;
  • Boa organização do núcleo familiar para providenciar o apoio emocional e econômico.

Gostou do assunto? Leia mais temas sobre o luto em nosso blog.


Disponível em: O que é Luto Antecipatório? https://mancinipsiquiatria.com.br/o-que-e-luto-antecipatorio. Acesso em: 03 de outubro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário