Usar preto no luto: origem do costume

3 minutos para ler

Todos nós já vimos em fotos de familiares ou filmes a escolha do preto na hora de prestar homenagem em um funeral, não é mesmo?

Da mesma forma, em algumas culturas, essa homenagem não se limitava apenas ao funeral, as pessoas continuavam a usar preto no luto pelo período de um ano.

Pensando nisso, hoje vamos explicar a origem do costume e de que forma ele ainda persiste em nosso cotidiano.

Saiba mais como era praticada essa simbologia antigamente

Especula-se que a origem da cor da vestimenta tenha acontecido, aproximadamente, no século XVI.

Na época, os aristocratas adotaram trajes de cor preta por ser uma cor que demonstrava a elegância que a ocasião pedia.

À primeira vista, essa elegância era uma forma de demonstrar a importância que a pessoa falecida tinha.

Dessa forma, as vestes foram, ao longo do tempo, sendo customizadas com pedrarias, bordados e demais artefatos que demonstrassem a grandiosidade da pessoa que se foi.

Como se popularizou o uso do preto como sinal de luto

Por influência da colonização portuguesa no Brasil, diversos hábitos sociais europeus foram inseridos em nossa cultura, como o costume de usar preto no luto para prestar homenagem.

O mesmo aconteceu em diversos locais ao redor do mundo, cuja influência europeia interferiu ativamente na construção desse costume tão tradicional até os dias de hoje.

Descubra quais países possuem a cultura do preto como cor de luto

Grande parte dos países ocidentais têm como costume o preto no luto, especialmente os países com tradição católica, como a Itália.

No Brasil, a cor oficial de funerais é o preto, mas não possuímos o costume de usar preto no luto por grandes períodos de tempo.

Os países do Oriente possuem algumas raízes próprias no que diz respeito às cores utilizadas em funerais e períodos de luto.

Assim, eles têm uma grande variedade de tons vivos que representam desde costumes religiosos até sentimentos específicos.

Entenda se o preto divide as tradições com outras cores de acordo com a cultura

O uso do preto no luto não é uma unanimidade ao redor do mundo. Diversas outras culturas utilizam cores diferentes para prestar homenagem aos seus falecidos.

Com isso, na China, no Japão e na Índia, por exemplo, a cor utilizada nos funerais é o branco.

No Egito, o amarelo. No Irã, o azul celeste. Já na Tailândia, temos o roxo como costume de origem.

Assim também, ainda existe o vermelho como protagonista do luto de diversos povos africanos.

Dessa forma, as cores muitas vezes são compreendidas de acordo com sua representação na religião predominante, política ou em questões mais pessoais como sensações e emoções.

De toda forma, é muito importante respeitar cada cultura e a origem do costume que compõe grande parte de sua população.

Por fim, se essa postagem foi útil para você, leia outros textos em nosso blog!


Disponível em: Por que é costume usar preto no luto? https://www.orsola.com.br/blog/por-que-e-costume-usar-preto-no-luto. Acesso em: 26 de setembro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário