Quem “não chora” também se importa?

3 minutos para ler

O processo de luto é sempre muito difícil para todos os envolvidos, e ele só piora quando existem julgamentos sobre a forma que sentimos o momento de dor. 

Com isso, ainda existe um pensamento antigo, pautado em expectativas pessoais, de que pessoas que não choram em situações tristes não se importam tanto assim com o ocorrido.

Contudo, esse pensamento deve ser extinguido em nossas relações pessoais, especialmente quando se trata de um período de luto, onde as pessoas têm formas diferentes de sentir e externalizar sentimentos. 

Desse modo, desrespeitar o momento do outro por esperar que ele se porte conforme esperamos é um comportamento egoísta e inaceitável.

Levando em conta a necessidade de esclarecer essa questão, hoje vamos abordar o tema pela perspectiva de que quem não chora também se importa.

Mitos sobre o luto

Definitivamente, a morte continua sendo um tabu em nossa sociedade, sendo evitada por diversos traços da nossa cultura. 

Dessa forma, ainda quando não se foge desse assunto, a morte é recorrentemente vista sem a naturalidade com que deveria ser encarada.

Logo, é comum que o luto seja evitado a fim de driblar grandes sofrimentos e pensamentos inoportunos a respeito da própria vida em relação à morte.

Também precisamos levar em conta a necessidade de se mostrar forte, seja para ajudar outro ente querido enlutado ou para evitar abordar um assunto que causa uma sensação parecida como a de “colocar o dedo” em uma ferida aberta.

É claro que existem diversos motivos para quem não chora em funerais, afinal, as pessoas são diferentes e motivadas ou desmotivadas por estímulos distintos. 

Também por isso, afirmar que quem não chora não se importa é um mito.

A importância de respeitar as diferentes formas de se expressar

Quando entendemos a necessidade de respeitar a diferença entre cada um, enxergamos que o maior mito relacionado à demonstração da dor é a de quem não chora não se importa.

Por isso, sim, quem não chora também se importa e deve ter o seu momento reservado para sentir a dor da perda conforme sentir adequado no momento, sem questionamentos ou julgamentos.

Porém, existem estágios do processo de luto que precisam ser seguidos para que se possa colocar um ponto final na história e seguir em frente com boas lembranças da pessoa querida.

Como a Psicologia ajuda no processo de luto

É claro que podem existir comportamentos de luto que se encaixam em quadros clínicos e que podem ser prejudiciais para a pessoa que sente e para quem está ao redor.

Assim, evitar sentir o luto a todo custo não é saudável, além de ser uma maneira de evitar que uma sensação natural da vida tenha o rito de passagem necessário para se tornar um aprendizado no futuro.

Em síntese, esse bloqueio pode ser causado por diversas situações e deve ser trabalhado com psicólogos especializados na função.

Logo, se você precisa compreender melhor os seus sentimentos, agende uma consulta com um profissional e cuide da sua saúde emocional.

Disponível em: “Quem não chora não liga”: mitos sobre luto que todo mundo deveria evitar. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/25/luto-mitos-sobre-esse-processo-doloroso-que-todo-mundo-deveria-se-livrar.htm. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário