Livros infantis para abordar temas difíceis

6 minutos para ler

Há momentos delicados na vida do ser humano que nem mesmo a pessoa na idade adulta consegue lidar muito bem.

Muitas vezes, temas difíceis como a perda de um ente querido, por exemplo, podem ser assuntos complicados por terem uma carga muito pesada, especialmente para abordarmos com as crianças.

Contudo, é preciso falar sobre as tristezas e as dificuldades para conseguirmos entender e aceitar a vida. E quanto mais cedo isso acontecer, melhor.

Por isso, é muito importante conversarmos com as crianças para que elas consigam aceitar as situações que acontecem na vida da melhor maneira possível.

Neste artigo, trouxemos algumas sugestões de livros infantis para auxiliar na abordagem de temas difíceis com os pequeninos. Vamos lá?

Íris – uma despedida

Íris – uma despedida é um livro que aborda um dos temas mais delicados para o ser humano: a morte. Este livro é uma obra do autor Gudrun Mebs, e nele contém lindíssimas ilustrações de Beatriz Martín Vidal.

Este livro nos traz muitas reflexões sobre a morte e os laços afetivos que temos uns com os outros. Então, este é um livro muito tocante e também muito sensível.

A obra conta a história da menina Íris que possui um tumor na cabeça. No entanto, toda a história é narrada por sua irmã.

Tudo começa quando, em um determinado dia, a menina Íris acorda com seus olhos vesgos. Apesar das meninas acharem graça da situação, os pais de Íris ficam bastante preocupados.

Mesmo com todo o drama que a história carrega devido ao tumor de Íris, o tema é falado de uma maneira bem tranquila através da narração de sua irmã.

O autor consegue abordar um tema tão delicado, de uma maneira muito simples, isto é, de uma maneira que uma criança consiga compreender a história. E ainda consegue arrancar risadas do leitor em algumas partes do livro.

Sem sombra de dúvidas, esse é um livro indispensável para falar sobre temas delicados com as crianças.

Greg, o menino que morava em um trem

Este é um livro que fala com as crianças sobre o divórcio dos pais. Escrito pela psicóloga e também escritora Ana Luiza Badaró, e ilustrado por Odilon Moraes, este livro conta a história do menino Greg que vivia em um trem com os seus pais.

Em um certo dia, os pais decidem que não querem mais viver no mesmo vagão. A partir dessa decisão, o trem passa por um túnel muito sombrio e bastante extenso.

Passado algum tempo, chegam outras pessoas também chegam neste trem e vão habitar em outros vagões. O menino Greg faz amizade com estas pessoas, mas passado um tempo, elas decidem partir. E então, novamente, o trem passa por um túnel ainda mais sombrio e longo.

Este é um livro que expõe a forma como as crianças tendem a reagir a divórcios e novos formatos que a família toma a partir de então.

A guerra do pão com manteiga

O livro A guerra do pão com manteiga é do escritor americano DR. Seuss. O livro que fala sobre política para crianças, aborda temas como intolerância e conflitos políticos e traz uma abordagem bastante divertida e rimada para tratar desse tema tão delicado.

A história narra sobre um muro que divide dois povos de diferentes culturas. A guerra é sobre quem está certo ao passar o pão com manteiga, um povo acredita que se passar a manteiga por cima do pão é o certo, já o outro acredita que o melhor é passar por baixo do pão.

A narrativa é bastante parecida com a guerra fria. E o final deste livro, isto é, quem ganha a guerra, fica em aberto para a melhor discussão entre pais e filhos, professores e alunos, etc.

Do mesmo modo como aconteceu com a guerra fria, pode-se transpor essa história simbólica para diversos outros conflitos políticos.

Esse livro teve algumas críticas pelo fato do final ser aberto. Entretanto, para a surpresa de todos, o autor relata ter recebido inúmeras cartas com finais incríveis, sendo o mais comum deles, era que todos se sentassem para resolver aquele conflito de forma pacifista.

Sem sombra de dúvidas, essa é uma excelente sugestão para tratar deste tema com as crianças.

Ernesto

Ernesto é um livro sobre julgamentos, críticas às características particulares dos outros e respeito às diferenças.

A narrativa conta a história do menino Ernesto, um menino fora dos padrões sociais e por isso tão rejeitado pelas pessoas.

Comentam sobre o jeito de ele falar, sobre as roupas que veste, sobre sua aparência. Com isso, Ernesto se entristece muito, muito mesmo e assim a história tem seu fim.

É um tema bastante delicado e sério, e nele a gente pode enxergar até mesmo um quadro depressivo que Ernesto entra por meio do julgamento das pessoas.

Ernesto é um livro de Blandina Franco e José Carlos Lollo. O final da história é aberto, que faz as crianças pensarem e tirarem suas próprias conclusões a respeito deste assunto.

É um livro indispensável para ensinar as crianças desde cedo a desenvolverem empatia com o próximo.

Conclusão

Por fim, apesar de se tratarem de livros com abordagem infantil, todos os livros aqui citados tratam de temas sociais e pessoais extremamente profundos e polêmicos, isto é, que a sociedade de um modo geral teme abordar.

Mas são assuntos indispensáveis, sobretudo quando ainda são crianças, para que elas se tornem adultos mais esclarecidos diante desses desafios da vida.

Luto, guerra, divórcio e preconceitos são uma problemática social até mesmo na vida adulta. A solução para estes problemas está na luz do conhecimento e, apesar da linguagem infantil, são extremamente tocantes e necessários para todos.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse nosso blog para mais conteúdos como este.

Disponível em: 10 livros para falar sobre temas difíceis com as crianças. https://cangurunews.com.br/10-livros-para-falar-sobre-temas-dificeis-com-as-criancas/. Acesso em: 05 de setembro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário