Devo levar crianças para um funeral?

6 minutos para ler

Muitos pais possuem dúvidas se é adequado levar uma criança para um funeral para participar desse momento.

Os especialistas afirmam que as crianças precisam ter permissão para participar de eventos como esses, caso realmente queiram.

Como essa dúvida é comum de muitos pais e responsáveis, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre o assunto para que você possa decidir o que fazer.

Confira!

As crianças devem ir a um funeral?

Participar de cerimônias de luto pode dar ao seu filho uma chance dele entender um pouco o que aconteceu, que situação está vivendo e dizer adeus para um ente querido que acabou de falecer.

Lidar com o luto não é fácil, mas participar de um funeral pode ser uma maneira mais saudável de entender sobre isso.

O importante é sempre deixar o seu filho ciente de tudo o que está acontecendo. Então, explique com detalhes o que é um funeral e como esse evento é feito e o porquê, principalmente.

Isso porque as crianças podem ficar assustadas quando chegam ao funeral e se deparam com muitas pessoas chorando, tristes e com o corpo de uma pessoa na urna.

Assim, quando você explica tudo o que está acontecendo, o seu filho pode tomar a decisão se realmente quer participar ou não.

Sobretudo, quando uma criança está com medo, não é interessante forçá-la a ir. Ao invés disso, sempre demonstre coragem a ela, e fale que poderia ser honroso e significativo para o ente querido.

Dessa forma, ele consegue ter boas lembranças da pessoa e não ficar com medo de tudo o que está acontecendo.

Como as crianças lidam com esse assunto?

As crianças, dependendo da idade, podem ter reações inesperadas ao lidarem com o luto e a situação em questão. Pom isso, não deixe que o seu filho lide com isso sozinho.

Muitos especialistas no assunto afirmam que quando o seu pai ou a sua mãe está doente, eles precisam dizer para a criança que ela não deve se preocupar em ficar sozinha e nem ter medo.

E que, ao invés disso, elas podem compartilhar suas preocupações com seus responsáveis e seus sentimentos também.

No caso de falecimento de entes queridos, muitas das vezes a criança não vai saber como lidar com isso sozinha, principalmente expressar o que está sentindo.

Por isso, se preocupar com essa questão é essencial para que ela consiga enfrentar esse momento sem se sentir sobrecarregada.

Iniciar uma boa conversa com seus filhos é muito importante para que ela se sinta emocionalmente estável.

Mesmo que isso pareça um desafio, essa conversa pode ser fundamental para que o seu filho consiga ser transparente em diversas situações.

É comum que as crianças tenham curiosidade sobre o assunto, mas ainda não saibam ao certo o que dizer ou como se expressar.

Com isso, demonstrar interesse pelas perguntas e curiosidades expostas é importante para dar início a essa conversa e demonstrar que os sentimentos do seu filho são importantes nesse momento.

Como conversar com a criança sobre o falecimento de um ente querido?

Como dissemos anteriormente, muitos pais ainda possuem dificuldade em iniciar a conversa com seus filhos. Muitas vezes, os deixam sem saber o que está acontecendo ao certo e isso não é interessante.

Primeiramente, porque quando você omite as situações, ele poderá fazer o mesmo quando estiver passando por dificuldades em sua vida.

Pedir a criança para contar tudo aquilo que ela está sentindo, o que notou e ouviu é um dos primeiros passos para ajudar.

Depois de ouvir o seu filho, os pais devem se esforçar para entender as observações feitas e falar sobre a situação que está sendo vivida, como o falecimento e um funeral.

Outra maneira de criar essa abordagem é pedir para que a criança explique o que ela acha que é um funeral e como ela entende o assunto.

Geralmente, as crianças mais velhas demonstram uma tristeza maior diante dessa experiência. Então, a conversa de amor e respeito dos pais com os filhos é essencial para que elas passem por essa situação da melhor maneira possível.

É claro que os pais gostariam muito de proteger as crianças contra tristezas e perdas de entes queridos, mas é preciso preparar os seus filhos para lidar com o luto de maneira saudável.

Assim, elas conseguem se recuperar e lidar com isso novamente no futuro!

Com muita orientação e amor, a criança pode passar pela morte de um ente querido e construir maneiras de enfrentar esse momento e criar habilidades e resiliência quando for necessário.

É importante que os pais lidem com o luto primeiro, que cuidem de si para oferecer aos seus filhos o apoio necessário para que eles consigam entender.

Cuidar dos seus sentimentos é uma das melhores maneiras de conseguir educar os seus filhos para enfrentar a morte e um funeral.

Para isso, garanta que você estará totalmente disponível para ele, oferecendo amor, carinho e compreensão nesse momento.

Afinal, o que fazer com o meu filho?

Quando uma criança participa de um funeral, você oferece a oportunidade dela entender o luto e vivenciar o momento.

Por isso, conte tudo o que está acontecendo, seja sincero e verdadeiro. Fale de maneira simples que a pessoa não estará mais ali e que o funeral funciona como uma despedida.

É preciso tomar cuidado com todas as perguntas e respostas feitas pelas crianças, evitando que ideias e explicações erradas sejam dadas a ela.

Sobre os bebês, não é interessante que os pais os levem a um funeral pela exposição a um lugar com muitas pessoas. Não é interessante para a sua saúde, assim como em outros locais onde a aglomeração é grande.

Agora que você entendeu mais sobre o assunto, e viu que com muito respeito, amor e compreensão é possível que a criança passe por esse momento de forma saudável, acesse o site e confira outros conteúdos relacionados ao assunto!



Disponível em: Lidar com o luto: Crianças devem assistir a funerais e ou velórios. https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/lidar-com-o-luto-criancas/#:~:text=A%20maioria%20dos%20especialistas%20concorda,o%20luto%20de%20maneira%20saud%C3%A1vel. Acesso em: 29 de agosto de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário