Como lidar com o luto antecipatório?

6 minutos para ler

O luto é um sentimento que todos enfrentamos após a perda de um ente querido, no entanto, nem sempre ele ocorre apenas após a morte de fato.

Há alguns casos em que as pessoas começam a entrar nesse processo antes mesmo que a perda ocorra, isso é chamado de luto antecipatório.

Antecipamos o sofrimento quando as chances de sobrevivência são poucas, e é normal que algumas pessoas apresentem o luto antecipatório. Mas você sabe como surgiu este termo?

O primeiro a perceber esse fenômeno foi o psiquiatra Erich Lindemann, em 1944. Ele percebeu que as esposas dos soldados que iam para guerra despertavam esse sentimento de perda iminente.

Quando ocorre o luto antecipatório?

Esse misto de emoções pode acometer qualquer pessoa. Entretanto, ele é mais comum em pessoas que convivem com alguém que tem uma doença terminal ou enfrentam alguma doença grave. Ou seja, quando se toma consciência da possível perda.

No entanto, lidar com esses sentimentos não é algo negativo. Na verdade, alguns psicólogos acreditam que o luto antecipatório ajuda a lidar melhor com o luto, de fato.

Por que o luto antecipado é importante?

Quando se tem esse sentimento de luto antecipado, as pessoas costumam ficar mais próximas e se tornam mais dispostas a perdoar. E o mais importante de tudo, entendem a necessidade de oferecer suporte e amor nesse momento tão complicado.

Além de fortalecer os laços com as pessoas próximas, todo esse convívio e apoio irão ajudar você a entender melhor esse momento.

Para isso, família deve fazer o possível para enfrentar esse momento da melhor forma possível, juntos. Há alguns aspectos complicadores que podem tornar o luto antecipado muito mais difícil de lidar, alguns deles são:

  • Crises na família;
  • Falta de recursos financeiros;
  • Dificuldade de se comunicar com a equipe médica;
  • A inexistência de uma rede de apoio.

Como enfrentar o luto antecipatório?

Como mencionamos, contar com o apoio da família ou de uma rede de apoio externa é extremamente importante, para facilitar todo esse processo.

Mas, além disso, existem outras atitudes que você pode tomar para passar por esse momento da melhor forma possível. E nós vamos te dar algumas dicas sobre como fazer isso.

Entendendo que a morte faz parte do ciclo da vida

Essa é uma das lições mais complicadas de se entender. Entretanto, por mais difícil que pareça ser, é preciso enfrentar esse momento, pois ele faz parte do ciclo natural da vida.

Entender isso é muito complicado, por isso, há alguns recursos que podem te ajudar.

Livros de autoajuda

Existe uma série de livros que nos ajudam a refletir e entender melhor os momentos pelos quais estamos passando. E com a morte não é diferente. Isso irá te ajudar a refletir com calma sobre o assunto e digeri-lo da sua forma.

Há vários livros que tratam da morte como algo natural e nos ajudam a lidar melhor com o assunto. Ler livros do gênero pode te ajudar a enfrentar melhor esse momento.

Filmes que abordam o tema

Assim como os livros, os filmes irão te ajudar a refletir melhor sobre o assunto. Além disso, eles serão também uma forma de distração para esse momento em que as pessoas costumam ficar muito ansiosas.

E aqui, o ideal é procurar também por temas que abordem o assunto como algo natural, que faz parte do ciclo da vida. Isso irá te ajudar a processar melhor todas as emoções.

Tenha apoio profissional

Se você tem sentido muitas coisas e não sabe de que forma lidar com tudo isso, o ideal então é procurar por ajuda profissional.

O luto, mesmo que o antecipatório, às vezes pode ser muito complexo e difícil de lidar, nesses casos não hesite em pedir ajuda.

Esse é um momento complicado, mas um profissional irá te auxiliar a lidar com esses sentimentos da melhor forma possível.

Respeite o seu tempo

Por mais que a morte seja algo natural, que faz parte do ciclo da vida, não é fácil lidar com isso. Cada pessoa tem seu tempo e sua forma de processar esses sentimentos.

Por isso, tenha calma consigo mesmo(a) e respeite seu processo de cura. Passe por todas as fases do luto e encare todas as etapas para que no futuro esse sentimento não seja ainda pior.

Resumo

O luto antecipatório ou luto antecipado ocorre quando as pessoas tomam consciência da possibilidade de perder alguém que amam. Então, mesmo antes da morte de fato, a pessoa já começa a vivenciar os sentimentos do luto, que são tão reais quanto o do luto em si.

Existem fatores que facilitam lidar com esse processo e outros que tornam tudo ainda mais complicado. Por isso, o ideal é contar com uma rede de apoio nesse momento, para facilitar o processamento de todas as emoções e sentimentos.

Além disso, buscar entender a morte como algo natural do ciclo de vida também pode ajudar. Para isso, você pode contar com o auxílio de livros de autoajuda e até mesmo de filmes que tratam sobre o tema.

Isso irá te ajudar a refletir sobre tudo o que está sentindo e pelo que está passando e pode te ensinar sobre como lidar com isso da melhor forma possível.

Outro ponto é que ler e assistir outras coisas pode ajudar a se distrair dessa situação e fugir um pouco de toda a ansiedade, que é comum nesses momentos.

Se apesar de ter tentado tudo isso, você ainda não conseguir lidar bem com seus sentimentos e com o momento que está vivendo, o ideal é procurar pela ajuda de um profissional. Ele irá te ajudar e te orientar sobre a melhor forma de vivenciar tudo isso.

Viver o luto, seja ele qual for, é inevitável. Para superar esse momento, é importante passar por todas as fases dele, por isso não tenha medo de sentir e respeite seu tempo.

Cada pessoa lida com isso de uma forma e é extremamente importante respeitar isso, respeitar o seu tempo.

Enfrentar esse momento não é nada fácil, mas contar com o apoio de terceiros pode tornar as coisas mais suportáveis. Leia também Leito de morte: como apoiar alguém que está morrendo.


Disponível em: Entenda o luto antecipatório e como passar por isso da melhor forma
https://blog.eurekka.me/luto-antecipatorio/. Acesso em: 19 de agosto de 2022.




Posts relacionados

Deixe um comentário