Velório Online: como prestar sua última homenagem à distância

3 minutos para ler

Com a pandemia da Covid-19, que trouxe o isolamento social, nós passamos a usar a internet para trabalhar, realizar comprar, pedir comida, nos conectar com as pessoas que amamos e estão longe. Mais do que nunca, passamos a utilizar a tecnologia ao nosso favor. E, dentre todas as infinitas possibilidades do universo virtual, a modalidade de velório online ganhou força, como uma forma de prestar as nossas últimas homenagens para entes queridos e amigos que perdemos.

Nos últimos dois anos, estamos enfrentando um luto coletivo, com um imenso número de mortes ligadas à pandemia. E em razão das limitações sanitárias envolvendo os períodos de quarentena e lockdowns, as cerimônias de velórios passaram a ter limitações no números de pessoas.

Por esse motivo, desde o início da pandemia, em março de 2020, a modalidade do velório online vem ganhando força e aderência – e parece que essa modalidade veio para ficar.

Afinal, a transmissão do velório, fora do contexto da pandemia, também é uma prática solução para amigos e parentes que moram longe ou até mesmo fora do país terem a chance de estar presentes de alguma maneira na cerimônia. Mais uma vez, a tecnologia está vencendo as barreiras de distância física.

De que forma acontece um velório online?

Para a realização de um velório online, as salas do cemitério dedicadas às cerimônias de velório precisam estar adaptadas para que a transmissão se dê sem grandes problemas. É necessário a instalação de câmeras em pontos estratégicos, que façam a cobertura de todo o recinto. A transmissão é feita por meio de uma plataforma com acesso fechado.

Esse serviço personalizado de velório é oferecido à família pela funerária contratada e realizado segundo solicitação. Antes do início do velório, são disponibilizados o login para a família, que fica responsável de repassar as informações para as pessoas que quiserem assistir a transmissão. A plataforma pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo.

Em que ocasiões um velório online é indicado?

A cerimônia do velório é uma parte importante da vivência do luto e é um processo de acolhimento da família. É recomendado um velório online quando muitos familiares ou amigos estão distantes e não poderão comparecer à cerimônia ou pela limitação de pessoas em períodos intensos da pandemia.

Dessa forma, a tecnologia vai auxiliar a essas pessoas a prestarem uma última homenagem a distância por meio do velório online.

Velório online na casa de luto São João Batista

O serviço de velório online é prestado no Cemitério Municipal de Vila Rosali, em São João do Meriti, no Rio de Janeiro, pela OSJB.

A casa de luto São João Batista tem um alto padrão de atendimento, excelente infraestrutura, que vai atender todas as suas necessidades. Oferecemos todos os serviços necessários para esse momento tão difícil.

Lembrando que o velório online é realizado apenas com a autorização expressa da família.

Acesse nosso site para saber mais informações. Estamos disponíveis 24h para atendê-lo!

Disponível em: Tendência na pandemia, velórios virtuais crescem 26% https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/02/07/velorios-virtuais-continuam-crescem-e-entram-ate-no-metaverso.htm. Acesso em: 11 de Janeiro de 2022.

Posts relacionados

Deixe um comentário