O que fazer com as redes sociais de alguém que faleceu?

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Em nosso dia a dia, não costumamos pensar o que vai ser feito das nossas redes sociais quando falecermos. Porém, quando perdemos alguém muito próximo, nos vemos na responsabilidade de descobrir o que fazer com as redes sociais daquele ente que não estará mais presente.

Pode acabar se tornando uma experiência dolorida se deparar com o perfil de um ente falecido enquanto a pessoa que está em luto usa as redes sociais e, para muitos, pode prolongar o processo do luto.

Além disso, ao se manter uma conta inativa na internet, existe o perigo da mesma acabar sendo invadida por hackers mais facilmente.

Por isso, o ideal é que assim que os familiares ou amigos tenham condição emocional, é que a conta seja desativada ou transformada em conta memorial, uma opção que algumas redes sociais oferecem.

Alguns sites também dão a opção do usuário escolher o que quer que aconteça com sua conta, em caso de falecimento.

Vamos seguir com um guia com as opções para as contas de algumas redes sociais em caso de falecimento, e como notificar a empresa do falecimento. Confira a seguir.

Facebook

O Facebook tem duas opções para conta de alguém que faleceu, excluí-la permanentemente ou transformá-la em um memorial.

Caso escolha a opção memorial, ocorrerão algumas mudanças no perfil, porém o conteúdo que a pessoa falecida publicou continuará visível.

Num perfil memorial será exibido “em memória de” do lado do perfil. Dependendo das configurações da conta, os amigos poderão compartilhar memórias na linha do tempo e nenhuma pessoa poderá fazer login numa conta memorial.

Ainda, contas memoriais que não tiverem um contato herdeiro não poderão ser alteradas. As páginas que a conta for administrador único serão removidas do Facebook, e os grupos que a conta transformada em memorial for administrador poderão selecionar um novo administrador.

Passo a passo de como transformar a conta de alguém falecido em memorial:

1 – Vá na central de ajuda do Facebook, na caixa de pesquisa digite “Solicitação de transformação em memorial”.

2 – Na página que abrir, preencha o nome e data de óbito.

3 – É necessário anexar um documento que comprove o óbito.

4 – Coloque seu e-mail e clique em Ok.

A partir disso, vão analisar a solicitação e a pessoa que o falecido escolheu como herdeiro terá a possibilidade de fazer modificações na conta memorial.

Para desativar a conta de uma pessoa falecida:

Vá na central de ajuda do Facebook, na caixa de pesquisa digite “Solicitação especial para conta de pessoa clinicamente incapacitada ou falecida”.

Na página, preencha seu nome completo, seu e-mail, perfil da pessoa, o link do perfil da pessoa, seu e-mail, e escolha entre as opções no final da página.

Note que somente parentes ou testamenteiros podem fazer o pedido de exclusão de conta.

Clique em enviar e aguarde uma resposta do Facebook, então envie os documentos necessários.

Por fim, o Facebook também tem a opção de automaticamente transformar sua conta em memorial ou desativá-la quando alguém notificar a empresa do seu falecimento. Segue um passo a passo para acessar essas configurações:

Para ter uma conta memorial:

É necessário estabelecer um herdeiro da conta. Para isso, vá em “Configurações e privacidade”, depois clique em “Configurações”.

Clique em “Configurações de transformação em memorial”, depois digite o nome do seu amigo no campo “Escolha um amigo”.

Clique em enviar.

Para desativar sua conta automaticamente:

Clique no canto superior de sua conta, depois clique em “Configurações e privacidade”, depois clique em “Configurações”.

Clique em “Configurações de transformação em memorial”.

Role a tela para baixo, selecione “Solicite que sua conta seja excluída depois que você falecer e em Excluir após falecimento.”

Instagram

O Instagram também oferece duas opções: a de memorial ou de desativar a conta. Diferente do memorial do Facebook, a conta não tem diferencial nenhum de uma conta ativa, com exceção que não será possível fazer nenhuma alteração no perfil, e ninguém terá acesso a conta.

Segue um passo a passo de como desativar a conta de alguém falecido no Instagram:

No seu próprio perfil, acesse as opções, depois clique em “Política de Privacidade”, em seguida desça até a opção “Como informar sobre um usuário falecido” e clique em “entre em contato conosco”.

Para transformar a conta em memorial:

Na tela que abrir, desça até “Transformando a conta em memorial”, depois clique no link “Fale conosco” e preencha os dados necessários. É preciso anexar ao formulário algo que comprove a morte.

Para remover a conta:

Somente parentes da conta falecida podem solicitar a remoção da conta. Para isso, desça a tela até o tópico “Remoção da conta”, clique no link “Preencha este formulário” em destaque no final do texto.

Preencha o formulário, indique a data de falecimento e envie o documento comprovando seu parentesco com o ente querido.

Twitter

Além do registro de óbito e de um formulário, o Twitter exige uma cópia de identidade de quem está solicitando a remoção do perfil.

Também é possível solicitar que a conta seja desativada caso o usuário esteja incapacitado. Nesses casos é necessário o RG de ambas as pessoas, mais a procuração que permite que a pessoa aja em função da pessoa incapacitada.

Passo a passo de como desativar a conta no Twitter de uma pessoa falecida:

Acesse help.twitter.com/pt/forms/privacy;

No primeiro campo clique em “Estou solicitando informações sobre uma conta do Twitter”, depois no segundo campo, selecione “Alguém que tenho autorização para representar”

Escreva que deseja desativar o perfil e explique o motivo.

Preencha o formulário e envie a solicitação. Depois é só aguardar a resposta por e-mail do Twitter.

Após 30 dias, ainda é possível reativar a conta. Após esse período o @ ficará disponível para outros usuários.

Serviços Google

É necessário enviar a documentação de óbito para qualquer conta dos serviços Google, porém o site deixa claro que mesmo com a documentação exigida talvez eles não excluam as contas.

Para fazer isso, é necessário fazer uma solicitação ao suporte, onde eles irão fazer uma análise do caso. Para evitar que isso precise ser feito, há como ativar uma configuração que vai excluir sua conta após um número de meses de inatividade que você escolher.

Para isso:

Vá em “Privacidade e personalização”, clique na opção “Gerenciar seus dados e personalização”.

Na opção “Fazer o download, excluir ou criar um plano para seus dados”, clique em “Criar um plano para sua conta” e selecione “Iniciar”.

Escolha entre as opções de meses de inatividade que serão levados em conta.

Insira seu telefone e um contato de confiança.

Insira um e-mail de recuperação.

Ative o ícone, clique em “Revisar o Plano” e por último em “Confirmar plano”.

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