Leito de morte: como apoiar alguém que está morrendo

5 minutos para ler

Uma das poucas certezas que temos na vida é a de que um dia não estaremos mais aqui, iremos morrer. Muitos evitam comentar sobre o assunto por ser doloroso, outros, porém, preferem conversar e estão mais preparados para a morte. E quando temos um familiar, um amigo, uma pessoa querida no leito de morte, o que fazer?

Para ajudar um paciente em estado terminal, você precisará enfrentar questões desconfortáveis, tristeza, o medo de morrer, a negação da morte. Como apoiar, como agir e o que falar para esta pessoa?

Lembre-se, você terá papel fundamental neste momento, não poderá adiar a morte, mas irá, com certeza, ajudar a pessoa a viver um pouco melhor até que ela chegue. É sobre este tema que vamos falar neste artigo e dar algumas dicas de como você pode auxiliar quem está no seu leito de morte.

Empatia x simpatia

Sabemos que não é fácil dialogar com alguém que está no leito de morte, mas, devemos ter empatia, a palavra mais desafiadora neste momento que alguém está doente e diante de uma breve partida. É importante se colocar no lugar do outro e saber o que falar para ajudar a superar o medo de morrer, é sentir este momento com a pessoa.

“Não chora”, “você vai superar”, “vai dar tudo certo”. Você conviveu com alguém no leito de morte e pronunciou estas frases? Elas demonstram simpatia, que é ser agradável, educado e gentil. Fique atento ao dizê-las, pois podem expressar que você não sabe lidar com a dor do outro. Não temos dúvida que suas intenções são as melhores, é claro, seu intuito é que a pessoa se sinta melhor.

No vídeo “Empatia e Simpatia” , Brené Brown afirma que a simpatia gera desconexão e empatia gera conexão. Ainda, na simpatia o sentimento pode ser de pena, enquanto que na empatia, é compreender a dor do outro, ter uma conexão especial com a pessoa.

Leito de morte: o que fazer ou falar?

O momento do leito de morte pode ser de inúmeros aprendizados e crescimento para os envolvidos. Ofereça amor, alegria e presença, apesar deste momento ser emocionalmente desafiador.

Aqui, o ouvir é extremamente essencial, pois diante da morte, muitos fazem reflexões sobre a vida, ficam mais sensíveis para perdoar, agradecer, compreender muitas coisas. Se a pessoa ficar agitada ao falar, peça que se acalme antes de continuar.

Ofereça apoio para realizar tarefas simples, como fazer ligações ou ir à padaria e trazer o que a pessoa gosta.

Esteja integralmente presente, faça bastante contato visual e segure suas mãos com carinho e presteza.

Fale sobre lembranças que marcaram a vida de vocês. Claro, este momento pode ser bastante emotivo, mas seu ente querido precisa saber o que você sente. Diga o quanto esta pessoa é importante e diga: “eu amo você”.

Se tiver alguma notícia boa acontecendo na sua família, não hesite em contar. Isto pode ser reconfortante.

Nas horas finais a pessoa pode ter alucinações. Ela vê ou ouve coisas devido a medicamentos ou à desorientação. Caso esteja vendo algo desagradável, diga que não é real e tente acalmá-la. Caso seja agradável e perceba que ela está feliz, não precisa falar nada, deixe-a viver este momento.

O que evitar no leito de morte

Seja honesto, não dê falsa expectativa para se tornar mais agradável e, muito menos, finja que a pessoa não vai morrer, que está tudo bem. Quem está no leito de morte sabe da sua condição.

Por outro lado, evite assuntos delicados para primar pelo conforto emocional da pessoa.

Cada situação é única, evite comparar o quadro dela com o de outras pessoas.

Sabemos que muitas vezes é difícil, mas evite chorar perto da pessoa, pois pode deixá-la mais triste.

Às vezes, a pessoa precisa apenas ficar em silêncio. Então, não a force a falar, fique do lado, sem conversar, apenas apoie.

Sabemos que já é difícil lidar com os nossos sentimentos, imagina então, com os sentimentos dos outros. Reconhecemos também que cada momento é único, muito particular.

O que falamos até aqui são apenas algumas dicas, entre elas, como ser mais empático com seu ente querido que está no leito de morte.

A Riopae é uma empresa de assistência familiar que oferece um plano contendo benefícios como assistência funeral, seguro de vida, clínica médica, empréstimo de material ortopédico e orientação jurídica.

Estamos prontos para atender você, conheça melhor nossos serviços ou fale conosco no 0800 024 2672.

Posts relacionados

Deixe um comentário