Filmes e séries que retratam o luto de forma sensível

4 minutos para ler

As produções cinematográficas, como filmes e séries, nos despertam as mais variadas sensações, além de trazer empatia, pertencimento ao que acontece na tela. Isso é mais notável ainda quando há filmes e séries que retratam o luto de forma sensível, representando de forma eficaz nossas emoções.

Afinal, esse tema une a todas as pessoas e não é difícil entender que tratar a perda do próximo não depende do gênero, mas sim da sensibilidade do autor, diretor e atores. Alguns inclusive ganham premiações como o Oscar, Emmy ou Globo de Ouro, por exemplo, por colocarem o luto como tema central de seu enredo.

Pensando nisso, trazemos 6 filmes e séries que retratam o luto de forma sensível. Acompanhe.

1. Viva – A vida é uma festa

O primeiro da nossa lista é uma animação. Explora bem como as pessoas no México celebram os mortos, lidando com o luto da mesma forma que se deve lidar com a vida. Miguel, protagonista, vive uma situação em que precisa enfrentar seu passado para seguir com seu sonho de se tornar um artista.

A produção é da Disney-Pixar e mostra que a alegria da memória pode ajudar a superar desafios.

2. After Life

A série premiada traz Tony (Ricky Gervais), que perdeu a esposa e quer ‘descontar’ no mundo. Contudo, a trama mostra que sentimentos ruins durante o luto só trazem ainda mais dor e o protagonista começa a se reinventar durante o enredo.

Disponível na Netflix, a reflexão sobre a sensibilidade que devemos ter com os próximos após a perda torna a série uma ótima escolha.

3. The Big C

Quatro temporadas que trazem todas as fases do luto, como a raiva, negar os fatos, entrar em depressão e, por fim, aceitar. Cathy Jaminson tem câncer terminal e, durante a ocorrência da história, a própria protagonista e outras personagens mostram como lidar sobre o tema.

O ponto alto fica por conta das diferentes perspectivas – onde muitos mostram os métodos que utilizam para superar a perda que ainda nem aconteceu.

4. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

O mais conhecido da nossa lista não lida com a morte, mas traz uma sensibilidade (e reflexão) incríveis sobre o luto. Jim Carrey dá um show de atuação quando sua personagem tenta apagar as memórias do seu relacionamento com a também consagrada atriz Kate Winslet.

Aqui vemos que fugir do luto traz consequências bem graves, como a perda de momentos especiais com quem tanto amamos, criando um vazio ainda maior.

5. A História de Deus

Esse documentário coloca Morgan Freeman frente ao modo como as religiões lidam com vários tabus. Com histórias incríveis e um resgate histórico impecável, o tema central não é o luto, mas torna-se uma característica marcante dentro dos episódios.

É uma ótima pedida para quem deseja saber como o mundo religioso sustenta o enlutamento ao longo de milênios.

6. Six Feet Under

A aclamada série da HBO fecha nossa lista. O enredo mostra muito bem o luto de duas perspectivas (ambas bem sensíveis): trata-se de uma família que cuida de uma funerária e que perde seu patriarca.

O momento que vivem, comparado ao ofício que cumprem em todos os episódios, clareia que a família Fisher precisa encarar a perda de uma forma singular.

Gostou de conhecer alguns dos filmes e séries que retratam o luto de forma sensível? Já viu algum? Nos conte o que achou nos comentários!

Sua família está protegida hoje? Acesse os planos da Riopae e entre em contato conosco com nosso atendimento para mais informações.

Posts relacionados

Deixe um comentário