Mitomania: pessoas que mentem compulsivamente

2 minutos para ler

A mitomania é um distúrbio de personalidade no qual o individuo mente compulsivamente com total consciência do que está fazendo. Essa doença também é conhecida como mentira obsessivo-compulsiva.

Trata-se de um adoecimento psíquico que tem por objetivo a autoproteção ou o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. Essas pessoas vivem alimentando mentiras que geralmente elevam a importância de si mesmo, suas realizações e todo esse quadro de poder que ela cria em função de mentiras que não correspondem à realidade.

Quem tem essa doença é chamado de Mitomaníaco, ou seja, indivíduos que mentem o tempo todo. O diagnóstico da mitomania pode ser feito pelo médico psiquiatra após uma avaliação minuciosa com o indivíduo.

COMO IDENTIFICAR UM MITOMANÍACO

Aquele que mente compulsivamente pode começar com pequenas mentiras até alcançar níveis máximos de mentiras, como elabora-las detalhadamente para induzir terceiros a ter total confiança no que ele diz.

Na mitomania, o individuo usa a mentira de forma consciente para enganar pessoas e tirar vantagens. Além disso, eles nunca admitem suas histórias imaginárias e vão até o fim com a mentira contada.

POR QUE AS PESSOAS MENTEM?

Ainda não temos esclarecimento do por que as pessoas se tornam mitomaníacos, apenas sabe-se que há fatores psicossociais envolvidos na questão. A baixa autoestima e a necessidade de se proteger de situações desconfortáveis são indicados como fatores para desenvolver a mitomania.

A MITOMANIA TEM CURA!

A cura para essa doença pode ser alcançada através de tratamento medicamentoso e com sessões com psiquiatra e psicólogo. O tratamento leva bastante tempo para o paciente levar alta. É preciso dispor de força de vontade e persistência em se manter na terapia.

Esse tipo de comportamento é difícil de ser controlado assim como qualquer doença psiquiátrica. A família e amigos precisam apoiar o paciente para alcançar a cura, mesmo que não seja fácil.

LEIA TAMBÉM: Como ser uma pessoa bem resolvida?

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Entenda o que é mitomania, a compulsão pela mentira https://www.ip.usp.br/site/noticia/entenda-o-que-e-mitomania-a-compulsao-pela-mentira/ . Acesso em: 22 de Novembro de 2019.

Posts relacionados

Deixe um comentário