Dificuldade para dormir: conheça formas de melhorar o sono

4 minutos para ler

A insônia é um distúrbio que dificulta a capacidade do individuo de pegar no sono e/ou permanecer dormindo durante a noite toda. Esse distúrbio do sono causa alterações de humor, cansaço, falta de energia e baixo desempenho nas atividades de rotina.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros tem de insônia. O pneumologista Maurício da Cunha Bagnato, médico do Hospital Sírio-Libanês, comentou em entrevista ao Portal Dráuzio Varella, que cerca de 30% a 40% dos indivíduos sofrerão insônia em alguma fase da vida.

Ao contrário do que pensam, a insônia não é uma doença, mas sim um sintoma causado por outros motivos que devem ser investigados pelo médico, com: estresse, ansiedade, depressão, uso indevido de medicação, uso em excesso de cafeína, nicotina e álcool, se alimentar muito tarde, ter horários irregulares de sono, hipertensão, obesidade, dislipidemia (presença de índices elevados de gordura no sangue) e outras doenças.

A insônia pode ser definida por duas formas: insônia aguda (dificuldade em pegar no sono quando ocorre algum problema na vida pessoal) e a insônia crônica (frequente dificuldade em pegar no sono e permanecer dormindo durante a noite). A insônia crônica atinge de 30 a 50% das pessoas com mais idade.

SINTOMAS DE INSÔNIA

– Dificuldade para adormecer à noite;

– Despertar durante a noite;

– Despertar muito cedo;

– Não se sentir descansado após uma noite de sono;

– Cansaço ou sonolência diurna;

– Irritabilidade, depressão ou ansiedade;

– Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante;

– Aumento do risco de acidentes;

– Dores de cabeça localizadas;

– Problemas gastrointestinais;

– Preocupações contínuas com o sono.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito por um médico através da investigação do histórico clinico, emocional e hábitos do paciente que possam influenciar no sono.

O tratamento e diagnostico podem ser feitos pelos seguintes médicos: clínico geral, neurologista, psiquiatra e médico do sono.

TRATAMENTO

O tratamento pode ser realizado através de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos, mas a principal forma de tratamento é feito através da terapia cognitivo-comportamental.

HABITOS QUE PODEM MELHORAR A QUALIDADE DO SONO

 – Durma no máximo 7 horas por noite;

– Vá para a cama somente quando estiver com sono;

– Evite ingerir alimentos com cafeína 4 horas antes de dormir;

– Evite o consumo bebidas alcoólicas 6 horas antes de dormir;

– Evite fumar 6 horas antes de dormir;

– Não faça refeições pesadas antes de dormir;

– Evite cochilos durante o dia;

– Procure tomar um banho de sol pela manhã ou no final da tarde;

– Tome um bom banho antes de dormir;

– Mantenha os pés aquecidos;

– Não coloque relógios no quarto de dormir;

– Não assista TV ou jogue vídeo game no quarto. Deixe esse ambiente apenas para dormir;

– Saia da cama em casos de ficar 20 ou 30 minutos deitado sem conseguir dormir;

– Se não conseguir dormir, saia do quarto e se distraia com algo que gosta;

– Mantenha uma rotina para dormir e acordar.

QUANTO TEMPO DEVEMOS DORMIR DE FATO?

Cada um de nós tem um tempo necessário para dormir. Há pessoas que dormem 5 horas por noite e já se sentem totalmente descansadas. Por outro lado, tem pessoas que dormem 7/8 horas e permanecem cansadas e com sono.

É indicado pelo menos 8 horas de sono por noite, mas como dito, depende do organismo de casa individuo. Outro fator que influencia é a idade. Quanto mais jovens somos, mais sono temos e quanto mais velhos, menos sono sentimos.

Vale ressaltar que jamais se deve tomar remédio para dormir sem o acompanhamento médico. Esse tipo de medicamento é viciante e pode prejudicar sua saúde. Não se alto medique!

LEIA TAMBÉM: Estou desmotivado com a vida, e agora?

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Distúrbios do sono https://bvsms.saude.gov.br/disturbios-do-sono/#:~:text=Os%20dist%C3%BArbios%20do%20sono%20mais,despertar%20antes%20do%20hor%C3%A1rio%20desejado. Acesso em: 19 de Agosto de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário